Notícias
SME sedia evento de encerramento do Programa “Nutrir Crianças Saudáveis”
Ocasião também contou com lançamento de livro que reúne experiências em escolas da rede municipal
Publicado em: 20/04/2018 17h29 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 12 de abril, quinta-feira, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) o evento de encerramento do programa “Nutrir Crianças Saudáveis” e o lançamento do livro “As Histórias Deliciosas do Nutrir” .
A cerimônia foi realizada com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho feito pelos educadores com as crianças nas unidades educacionais. Participaram do evento educadores que apoiaram a iniciativa nas escolas, profissionais das Secretarias Municipais de Educação de São Paulo e Guarulhos, colaboradores da Fundação Nestlé e equipe Nutrir, jornalistas e formadores de opinião.
A contadora de histórias Kiara Terra deu início ao evento interagindo com o público e contando histórias do cotidiano relacionadas ao tema “alimentação”, envolvendo escola, estudantes, professores, cozinheiras e família. Após a contação de histórias, a chef de cozinha Mara Salles subiu ao palco e comentou sobre a importância do alimento na vida das pessoas. “Precisamos ensinar as nossas crianças a terem respeito pelo alimento. Quando a criança é apresentada ao alimento, estamos apresentando o mundo para ela”, observou a chef.
Em seguida, dezesseis educadores, participantes do programa, foram convidados ao palco para uma sessão de fotos. Após o término, o público pôde experimentar diferentes tipos de pratos elaborados pela chef Mara Salles e sua equipe. Foram utilizados, no preparo, os mesmos ingredientes disponíveis nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.
A cerimônia de encerramento também promoveu o lançamento do livro “As Histórias Deliciosas do Nutrir”. O livro apresenta as receitas elaboradas pelas profissionais cozinheiras da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e Guarulhos escolhidos pelo Nutrir em 2017, resultados da implementação do programa Nutrir Crianças Saudáveis nas escolas, além de histórias vivenciadas por crianças e cozinheiras no decorrer da iniciativa. Relatos publicados pelos educadores na plataforma virtual do Nutrir foram reescritos em forma de histórias e também fazem parte do conteúdo do livro.
Sobre o Programa “Nutrir Crianças Saudáveis” – Desenvolvido pela Fundação Nestlé Brasil, o programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo há sete anos. A iniciativa promove formações de educadores (professores, gestores, nutricionistas e cozinheiras) com o objetivo de contribuir para melhores práticas de educação alimentar e nutricional nas escolas.
As cozinheiras participam de formações com chefs de cozinha para aprenderem novas técnicas e receitas que possam ser utilizadas nas escolas. Após as formações, elas são convidadas a criarem suas próprias receitas com os ingredientes da alimentação escolar oferecidos na RME. As receitas são publicadas em uma plataforma online e avaliadas pelas chefs formadoras.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Profissionais da Educação recebem formação sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia
Publicado em: 10/03/2026 12h53 - em Étnico-Racial
Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas
Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática
Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres
Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Março Mulher 2026 fortalece práticas pedagógicas voltadas à equidade de gênero na Rede Municipal
Publicado em: 06/03/2026 5h31 - em Março Mulher 2026