Notícias

Secretaria Municipal de Educação investe na qualificação profissional de professores

Em Programa de Especialização Docente, mais de 300 professores de Matemática e de Ciências poderão realizar pós-graduação

Publicado em: 05/08/2019 17h42 | Atualizado em: 04/05/2021

Programa de Especializacao Docente_740x430.jpg

No início de 2019, a Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria inédita com Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais para que professores da Rede Municipal tenham mais uma oportunidade para qualificação profissional. Por meio do Programa de Especialização Docentes (PED), mais de 300 educadores de Matemática e de Ciências terão aulas em renomados centros de Educação e Pesquisa.

Os nomes selecionados foram publicados no Diário Oficial de sábado (03). As instituições encaminharão e-mail com orientações para matrícula, que ocorrerá entre segunda (05) e quarta-feira (07). Há candidatos em lista de espera nos casos em que o número de candidatos excedente não foi suficiente para a abertura de uma turma adicional.

A relação de candidatos selecionados em segunda chamada será divulgada no Diário Oficial na sexta-feira (09). Os professores que foram habilitados mas não realizaram a indicação de preferência por turmas no prazo indicado poderão solicitar sua inclusão na lista de espera enviando e-mail para neste link.

Programa de Especialização Docente (PED)

O PED é um programa de pós-graduação lato sensu para a formação de docentes nas áreas de Matemática e Ciências. O PED Brasil é voltado para professores da Educação Básica em busca de salas de aula mais equitativas. O programa é fruto de uma colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais.

São dois módulos de Especialização: um no ensino de Matemática, voltado a professores de Matemática e professores regentes de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, e o outro no ensino de Ciências. A carga horária é de 432 horas-aula de atividades presenciais, além de 4 horas-aula de mentoria individual a cada professor participante. A demanda estimada de estudos e atividades extraclasse é de 10 horas semanais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três mulheres sentadas no chão. A mulher que está ao centro segura uma boneca de pano e oferece leite em um copinho para a boneca durante uma oficina sobre extração de leite materno.
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 41 42 43 44 45 1.674