Notícias

Secretaria Municipal de Educação investe na qualificação profissional de professores

Em Programa de Especialização Docente, mais de 300 professores de Matemática e de Ciências poderão realizar pós-graduação

Publicado em: 05/08/2019 17h42 | Atualizado em: 04/05/2021

Programa de Especializacao Docente_740x430.jpg

No início de 2019, a Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria inédita com Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais para que professores da Rede Municipal tenham mais uma oportunidade para qualificação profissional. Por meio do Programa de Especialização Docentes (PED), mais de 300 educadores de Matemática e de Ciências terão aulas em renomados centros de Educação e Pesquisa.

Os nomes selecionados foram publicados no Diário Oficial de sábado (03). As instituições encaminharão e-mail com orientações para matrícula, que ocorrerá entre segunda (05) e quarta-feira (07). Há candidatos em lista de espera nos casos em que o número de candidatos excedente não foi suficiente para a abertura de uma turma adicional.

A relação de candidatos selecionados em segunda chamada será divulgada no Diário Oficial na sexta-feira (09). Os professores que foram habilitados mas não realizaram a indicação de preferência por turmas no prazo indicado poderão solicitar sua inclusão na lista de espera enviando e-mail para neste link.

Programa de Especialização Docente (PED)

O PED é um programa de pós-graduação lato sensu para a formação de docentes nas áreas de Matemática e Ciências. O PED Brasil é voltado para professores da Educação Básica em busca de salas de aula mais equitativas. O programa é fruto de uma colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais.

São dois módulos de Especialização: um no ensino de Matemática, voltado a professores de Matemática e professores regentes de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, e o outro no ensino de Ciências. A carga horária é de 432 horas-aula de atividades presenciais, além de 4 horas-aula de mentoria individual a cada professor participante. A demanda estimada de estudos e atividades extraclasse é de 10 horas semanais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Silhuetas de mulheres nos tons de roxo e rosa com a logo do Março Mulher

Março Mulher do CEU São Rafael reúne programação especial para mulheres da comunidade

Publicado em: 12/03/2026 11h47 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de duas senhoras idosas segurando livros e uma mulher entre eles olhando o livro.

Histórias de vida viram livro produzido por estudantes do CIEJA Rolando Boldrin 

Publicado em: 12/03/2026 11h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 40 41 42 43 44 1.674