Notícias

Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação

 Reconhecimento, melhores condições de trabalho e incentivo ao desenvolvimento marcam a trajetória de quem transforma vidas pela educação

Publicado em: 15/10/2025 12h23 | Atualizado em: 12/11/2025
Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reafirma o compromisso com a valorização de quem faz a educação pública acontecer todos os dias. Nos últimos anos, a rede municipal tem avançado em medidas que fortalecem a carreira, ampliam benefícios e reconhecem o papel essencial dos educadores e de todos os profissionais da Educação.

Desde 2021, o vale-alimentação dos servidores teve aumento de 86%, passando de R$ 360,27 para até R$ 673,06 em 2024. O auxílio-refeição também foi reajustado em 42%, subindo de R$ 19,23 por dia para R$ 28,04 por dia.

Os professores da Rede Municipal de Ensino tiveram o piso salarial reajustado em 44%, passando de R$ 3.837,37 em 2021 para R$ 5.533,09, conforme a Lei nº 18.098, de 26 de março de 2024 — valor 13,6% superior ao piso nacional vigente, de R$ 4.867,77.

A valorização também se reflete na ampliação do quadro de Professores de Atendimento Educacional Especializado (PAEEs), que atuam na inclusão e no apoio pedagógico aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O número de profissionais passou de 391 em dezembro de 2021 para 1.110 em 2025, um crescimento de 183%, ampliando o alcance das ações inclusivas nas escolas da rede.

Outro avanço importante foi a implementação e ampliação da Gratificação por Local de Trabalho (GLT), que reconhece o esforço adicional dos profissionais que atuam em regiões com maior vulnerabilidade social e rotatividade de professores. Essa gratificação reforça o compromisso da SME em valorizar o trabalho em todos os territórios, garantindo equidade e reconhecimento às equipes escolares. Hoje, 530 unidades são contempladas pelo GLT.

Outro destaque é o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), que reconhece o esforço e os resultados alcançados por servidores da SME. Em 2025, o PDE passou a considerar, além da assiduidade e do desempenho coletivo, indicadores de aprendizagem dos estudantes, reforçando o olhar para o impacto pedagógico das ações. O valor do prêmio pode chegar a R$ 7.800 por servidor, pago em duas parcelas — a primeira como antecipação e a segunda até abril de 2026.

Mais do que números, essas conquistas traduzem o reconhecimento e o cuidado com os profissionais que, com dedicação e propósito, transformam a educação pública paulistana e constroem todos os dias uma cidade mais justa e com mais oportunidades.

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três mulheres sentadas no chão. A mulher que está ao centro segura uma boneca de pano e oferece leite em um copinho para a boneca durante uma oficina sobre extração de leite materno.
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 41 42 43 44 45 1.674