Notícias

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Participaram do evento equipes gestoras de escolas da região e servidores da DRE

Publicado em: 26/06/2025 13h58 | Atualizado em: 26/06/2025

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã promoveu o  “1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã – Um espaço de diálogo, aprendizado e reflexão sobre a relevância do tema e o compromisso com uma sociedade mais justa”. A ação aconteceu no começo de junho, no auditório da própria DRE. 

Organizado pelo Comitê de Combate ao Racismo Institucional da DRE Butantã, o evento reuniu equipes gestoras das escolas da região e servidores da Diretoria. O encontro foi um importante espaço de diálogo reforçando o compromisso da Rede Municipal com a luta antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o Fórum, os participantes acompanharam a fala de especialistas convidados. Keila da Silva Santos Rodrigues, Doutora e Mestre em Educação pela UNIFESP, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFSCar e Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da DRE Butantã. Ela fez um resgate histórico sobre a construção do racismo no Brasil com foco nas implicações para a  educação. 

Já o advogado Jonathan Marques Queiroz da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Caieiras e ativista dos direitos da população negra explicou sobre as diferenças entre racismo e injúria racial, além de abordar o contexto histórico e legal que envolve o tema.  O racismo está previsto na Lei nº 7.716/1989, a qual define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, enquanto a injúria racial está tipificada no Código Penal Brasileiro.

Conheça a página da DRE Butantã.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três mulheres sentadas no chão. A mulher que está ao centro segura uma boneca de pano e oferece leite em um copinho para a boneca durante uma oficina sobre extração de leite materno.
Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 41 42 43 44 45 1.674