Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem do encontro COCEU-DGP

Metade dos professores da Rede Municipal de São Paulo é pós-graduada, com título de especialista, mestre ou doutor

Com cerca de 60 mil docentes efetivos, número de profissionais que atuam nas escolas municipais paulistanas é similar ao de toda cidade do Rio de Janeiro

Publicado em: 15/10/2019 3h06 - em Educadores

Imagem de livros em cima da mesa com o fundo desfocado escrito Escola Digital em uma tela.

Programa Escola Digital irá investir R$ 90 milhões em tecnologia

Até o final de 2020, as 12 mil salas de aula do município serão equipadas com computadores, internet, projetores com tela e caixas de som

Publicado em: 15/10/2019 12h45 - em Tecnologia

homem, vestindo lilás, com óculos e chapeu preto, assina um livro. Na mesma mesa há diversas medalhas que simbolizam a posse na Academia de Letras de Professores

Cerimônia marca a posse de mais 120 novos membros para a Academia de Letras dos Professores

Publicado em: 05/10/2019 5h34 - em Academia Estudantil de Letras

há uma grande mesa com toalha branca e toalhas menores azuis nas laterais, escrito Unesp ao centro. Pessoas que representam autoridades sentadas atrás. Ao fundo, o auditório com os formando sentados, ventindo beca preta e chale vermelho

734 profissionais se formam em Pedagogia pela Rede UniCEU

Publicado em: 04/10/2019 5h54 - em Ensino Superior

Crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Prestes exibem lembranças na exposição “Do Coisário ao Relicário: memórias e afetividades”
1 425 426 427 428 429 1.475