Notícias

Alunos da EMEF Dr. José Kauffmann visitam o Museu dos Transportes Públicos de São Paulo

Atividade integra o Movimento Maio Amarelo

Publicado em: 08/06/2017 15h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos_EMEF_Dr_Jose_Kauffmann_Museu_Transportes_740_x_430.jpg

Matéria produzida pelo Prof. Rildo e Imprensa Jovem Voz do Kauffmann

Na terça, 30 de maio, foi dia de conhecer um pouco da história do transporte público da capital paulista. Os alunos de quatro salas dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, conheceram o Museu dos Transportes Públicos e as relíquias lá expostas.

As crianças foram acompanhadas pelas professoras das turmas em transporte público desde a Unidade Educacional até o destino. Lá no aparelho cultural encontraram a exposição “Maio Amarelo/Atenção no trânsito”.

O Museu dos Transportes Públicos guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.

Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans. No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada. No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Impressões sobre a visita – Segundo a professora Celina Julie Pissó, o passeio é muito interessante, pois contempla uma parte da história da cidade, desconhecida pela maioria da nova geração. “É um lugar pequeno, mas com um grande potencial histórico retratado em seu acervo. Os alunos gostaram muito do que viram e ouviram. Foram muito participativos e receptivos às informações recebidas. São vivências educativas que devem ser aprimoradas buscando ressignificar a visão histórica, parte importante daquilo que somos hoje, das transformações a que tudo e todos estão sujeitos”, conta Celina.

A nossa escola tem agendadas outras excursões para este ano. Teremos a ida à Oca do Ibirapuera pelo Itaú Cultural, ao Circuito Caixa e ao Museu do Futebol.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com 2 alunas escrevendo em um caderno e a professora dando instruções ao lado das duas, ao fundo uma lousa de sala de aula.

Prefeitura de São Paulo pagará R$385 milhões de bônus para professores e servidores

Maior Prêmio por Desempenho Educacional da história enviará ate R$5 mil para mais de 80 mil professores e servidores, em parcela única até abril

Publicado em: 28/12/2019 12h11 - em Educadores

Imagem com uma roda de crianças sentadas.

Prefeitura inicia pagamento do Bolsa Primeira Infância

Benefício de R$ 200,00 é destinado a crianças entre 0 e 3 anos que não estão matriculadas em creches da Rede Municipal

Publicado em: 27/12/2019 3h03 - em Educação Infantil

Imagem de 3 pessoas, sendo a do meio se equilibrando em uma barra.

Prefeitura de São Paulo envia R$ 22 mil para realização de oficinas no contraturno das escolas municipais

Valor será repassado por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros para APM ampliar jornada diária baseada no Programa São Paulo Integral

Publicado em: 26/12/2019 2h54 - em Investimentos

Imagem da fachada de uma escola.

Escolas municipais terão verba de R$ 57,4 milhões para formação de estudantes 

Diretores poderão contratar cursos, workshops e oficinas de forma descentralizada 

Publicado em: 26/12/2019 2h48 - em Investimentos

Imagem de um garoto em um brinquedo segurando em uma barra de ferro, e a escrita

Revista Magistério celebra os 15 anos dos Centros de Educação e Cultura Indígena

Publicação conta história das escolas indígenas que reafirmam e fortalecem a identidade étnica dos povos originários da cidade de São Paulo

Publicado em: 23/12/2019 5h37 - em CECI

1 421 422 423 424 425 1.495