Revista Magistério celebra os 15 anos dos Centros de Educação e Cultura Indígena

Publicação conta história das escolas indígenas que reafirmam e fortalecem a identidade étnica dos povos originários da cidade de São Paulo

Publicado em: 23/12/2019 17h37 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem de um garoto em um brinquedo segurando em uma barra de ferro, e a escrita "CECI 15 Anos".

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo publicou uma edição especial da Revista Magistério que celebra os 15 anos dos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) da cidade de São Paulo. A Revista legitima a importância desses espaços representativos para as aldeias Krukutu, Tenondé Porã e Jaraguá e trata do empenho do município em aprimorar a oferta da Educação Infantil que é oferecida nos Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), para os bebês e crianças indígenas.

A Revista Magistério “CECI 15 anos – Luta e resistência para autonomia e fortalecimento da cultura e da infância Guarani” foi produzida pela Divisão de Educação Infantil e contém entrevistas, relatos de prática e textos que foram elaborados a partir dos encontros e diálogos com as lideranças indígenas e educadores. A intenção é que o material fomente discussões sobre os aspectos da Cultura Guarani paulistana e que gere discussões contextualizadas e aprofundadas no interior das Unidades Educacionais, aprimorando seus respectivos Projetos Político-Pedagógicos.

Atualmente, na Cidade de São Paulo, existem três aldeias Guarani e outras em formação. Duas estão localizadas no distrito de Parelheiros e uma no distrito do Jaraguá. Segundo as lideranças, a Aldeia Tenondé Porã e a Aldeia Krukutu, situadas no Distrito de Parelheiros, tem uma população de aproximadamente 954 e 291 indígenas, respectivamente. A Aldeia Jaraguá, no distrito do Jaraguá, possui aproximadamente 650 indígenas.

Acesse a Revista Magistério CECI 15 anos

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar