Notícias

Revista Magistério celebra os 15 anos dos Centros de Educação e Cultura Indígena

Publicação conta história das escolas indígenas que reafirmam e fortalecem a identidade étnica dos povos originários da cidade de São Paulo

Publicado em: 23/12/2019 17h37 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem de um garoto em um brinquedo segurando em uma barra de ferro, e a escrita "CECI 15 Anos".

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo publicou uma edição especial da Revista Magistério que celebra os 15 anos dos Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs) da cidade de São Paulo. A Revista legitima a importância desses espaços representativos para as aldeias Krukutu, Tenondé Porã e Jaraguá e trata do empenho do município em aprimorar a oferta da Educação Infantil que é oferecida nos Centros de Educação Infantil Indígena (CEIIs), para os bebês e crianças indígenas.

A Revista Magistério “CECI 15 anos – Luta e resistência para autonomia e fortalecimento da cultura e da infância Guarani” foi produzida pela Divisão de Educação Infantil e contém entrevistas, relatos de prática e textos que foram elaborados a partir dos encontros e diálogos com as lideranças indígenas e educadores. A intenção é que o material fomente discussões sobre os aspectos da Cultura Guarani paulistana e que gere discussões contextualizadas e aprofundadas no interior das Unidades Educacionais, aprimorando seus respectivos Projetos Político-Pedagógicos.

Atualmente, na Cidade de São Paulo, existem três aldeias Guarani e outras em formação. Duas estão localizadas no distrito de Parelheiros e uma no distrito do Jaraguá. Segundo as lideranças, a Aldeia Tenondé Porã e a Aldeia Krukutu, situadas no Distrito de Parelheiros, tem uma população de aproximadamente 954 e 291 indígenas, respectivamente. A Aldeia Jaraguá, no distrito do Jaraguá, possui aproximadamente 650 indígenas.

Acesse a Revista Magistério CECI 15 anos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica com fundo preto reúne elementos que representam música e dança. Na parte superior esquerda, aparecem bailarinos em movimento; no canto superior direito, mãos tocam uma flauta doce. Na parte inferior, há uma pessoa tocando piano e, à direita, as pernas de uma bailarina usando sapatilhas de balé. Uma faixa curva em tom alaranjado atravessa a composição. Ao centro, em destaque, está a frase:

CEU Uirapuru se torna novo polo da FTM Expandida na Rede Municipal 

Publicado em: 14/08/2026 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes integrantes de uma banda marcial se apresentam em quadra coberta, posicionados em formação e tocando instrumentos de metal, como trompetes e trombones. Os participantes vestem uniformes nas cores vermelha, azul-marinho e preta, com chapéus brancos. Ao fundo, vê-se o espaço amplo do ginásio, com iluminação no teto e banners do evento.

Programa Música em Rede leva bandas e fanfarras ao desfile de Vila Antonieta

Publicado em: 14/08/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Auditório com público acompanhando uma apresentação sobre aleitamento materno. No palco, três mulheres participam da atividade e, ao fundo, um telão apresenta a mensagem “Promovendo o Aleitamento Materno”.

Agosto Dourado ganha programação especial no CEU Jambeiro

Publicado em: 14/08/2026 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

SME republica edital de chamamento público para parceria com três escolas municipais 

Publicado em: 14/08/2026 1h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de vária pessoas em pé em um auditórrio.

Projeto Piloto de Gestão Documental inicia segunda fase com participação de 16 escolas

Publicado em: 14/08/2026 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.688