Notícias

Seminário Agosto Indígena: “Resistência e História na Cidade de São Paulo”

Evento realizado no CEU Alvarenga integra III Mostra Cultural Agosto Indígena.

Publicado em: 04/09/2018 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020

Agosto_Indigena_Resistencia_Historia_740_x_430.jpg

No sábado, 19 de agosto, foi realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, o seminário Agosto Indígena: “Resistência e História na Cidade de São Paulo”, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

O seminário, que integra a programação da III Mostra Cultural Agosto Indígena, foi realizado com o objetivo de fornecer aportes teóricos e conceituais para subsidiar o trabalho com a História e Cultura Indígena nas Unidades Escolares, de modo com que os educandos sejam envolvidos em práticas educativas que valorizem a diversidade étnico-racial.

O evento contou com palestras do escritor de literatura nativa e palestrante Guarani da aldeia Krukutu, Olívio Zeferino da Silva (Olívio Jekupe), da educadora Edna Ferreira, ministrando a palestra “A importância da literatura nativa escrita por índios no Brasil” e do militante do movimento indígena de São Paulo, Amaro Cosmo de Mesquita, falando sobre “Povo Potiguara – Os desafios dos Povos indígenas no contexto urbano de São Paulo”.

Além das palestras, foram realizadas oficinas de pintura corporal, confecções de colares e apitos. No encerramento, aconteceu o ritual Toré, uma dança indígena organizada pelo palestrante e oficineiro Amaro Cosmo de Mesquita, integrada pelos próprios participantes das oficinas.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com o título “Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim” em destaque, com letras coloridas e elementos gráficos arredondados em diferentes cores. Na parte inferior, formas abstratas coloridas simbolizam diversidade, participação e movimento coletivo no ambiente escolar.
Grupo de estudantes em uma sala de aula

EMEF Amorim Lima conquista 20 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em: 16/03/2026 11h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de três homens sobre um tatame de sumô. Dois são esportitas de sumô, um deles é estudante da Rede Municipal.

Estudante da zona leste representa o Brasil em campeonato internacional de sumô 

Publicado em: 16/03/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 39 40 41 42 43 1.674