Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Interceus 825x470

InterCEUs movimenta os CEUs neste final de semana

102 equipes se enfrentam no futebol, handebol, vôlei e basquete

Publicado em: 06/12/2019 8h54 - em Programas e Projetos

Imagem das meninas do futebol feminino posando para foto com as medalhas e o troféu.

Equipe feminina do CEU Água Azul é campeã da Copa Play FC

Time conquistou título de forma invicta; atletas derrotaram equipe do Colégio Bandeirantes

Publicado em: 06/12/2019 4h39 - em CEU e COCEU

Imagem mostra 30 estudantes aproximadamente ao fundo fazendo gestos posando para foto, na parte da frente aparecem professores, instrutores e educadores sorrindo e também posando para foto.

Escola oferece atendimento educacional especializado para estudantes surdos no ensino médio

32 estudantes aprendem a língua portuguesa em sua modalidade escrita; Escola também oferece aulas de Libras para comunidade

Publicado em: 05/12/2019 6h25 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Imagem com elementos de Ciências e elementos de Matemática com a frase

Seminário de Práticas e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática

Ação ocorre no próximo sábado (7/12), a partir das 8h, na Universidade Cruzeiro do Sul - Campus Liberdade

Publicado em: 04/12/2019 7h32 - em Ensino Fundamental e Médio

Imagem com um aluno lendo um livro, e de fundo alunos sentados na mesa lendo.

Crianças da rede municipal produzem livro digital interativo como forma de combater o preconceito

Livro apresenta diferentes linguagens de comunicação para que o leitor possa interagir e se aprofundar no entendimento do tema

Publicado em: 04/12/2019 6h59 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 406 407 408 409 410 1.475