Notícias

Mulheres e o direito às atividades físicas e esportivas é tema de ciclo de palestras no Março Mulher

Encerramento será com evento no CEU Meninos; confira o restante da programação

Publicado em: 25/02/2022 10h06 | Atualizado em: 25/02/2022
imagem ilustrativa do Ciclo De Palestras Mulheres E Esporte

Durante as quintas-feiras do mês de março, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vai transmitir a série de palestras online  “A atividade física e esportiva para as mulheres: do direito ao acesso”. A ação tem a intenção de quebrar estereótipos, estimular o acesso às atividades nos Centros Educacionais Unificados e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social ou gênero.

No dia 3, às 17 horas, ocorrerá a abertura do ciclo. O tema do encontro é “A criança e o direito de brincar muito além do gênero”. No decorrer do mês, as especialistas também tratarão de temáticas voltadas para mulheres adolescentes, adultas e idosas.

O fechamento ocorrerá no dia 31, às 17 horas, com a palestra “A mulher e o esporte nos CEUs de São Paulo: roda de conversa”. Analistas de Informação, Cultura e Desporto – Educação Física que atuam nos CEUs falarão a respeito das modalidades esportivas que desenvolvem com as mulheres nos diversos territórios e com diferentes faixas etárias. 

O ciclo de palestras é promovido pela Divisão de Esportes (DIESP) da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da SME. A programação será transmitida pelo canal do Youtube EducaPrefSP e poderão ser acompanhadas por qualquer pessoa interessada.

Confira a programação das palestras: 

 

03/03 – 17h

A criança e o direito de brincar muito além do gênero

Palestrante: Vivian Viegas

Mediadora: Valéria Gil

Temas relacionados: importância do brincar, direito ao brincar, diferenciação entre gênero, sexo biológico e orientação sexual, respeito à infância e o direito de escolha.

Clique para assistir no Youtube.

 

10/03 – 11h  

A adolescente e a atividade física: quebra de estereótipos e incentivo à prática

Palestrante: Jane Moura

Mediadora: Valéria Gil

Temas relacionados: causas e consequências do sedentarismo da mulher adolescente; estratégias e possibilidades para o incentivo à prática de atividade física e esportiva; histórias de conquistas e sucesso.

Clique para assistir no YouTube 

 

17/03 – 17h 

A mulher adulta e a atividade física: o direito à prática e sua verdadeira possibilidade

Palestrante: Simone Camargo Rocha

Mediadora: Fabiana Gouvêa

Temas relacionados: empoderamento, direito à atividade física e esportiva, mulher adulta na condição de educadora e esporte como qualidade de vida. 

Clique para assistir no YouTube

 

24/03 – 17h 

A mulher da terceira idade e a atividade física: novas possibilidades e conceitos

Palestrante: Márcia Dantas

Mediadora: Fabiana Gouvêa

Temas relacionados: inserção e possibilidades da prática de atividade física e esportiva da mulher idosa e o papel da mulher dentro do esporte como fator de transformação social.

Clique para assistir no YouTube

 

31/03 –  17h

A mulher e o esporte nos CEUs de São Paulo: roda de conversa

Palestrantes:

Elisangela Maria Adriano – CEU Meninos 

Karine da Silva Sales – CEU Alvarenga

Tania Cristina Alves Rodrigues – CEU Parque Veredas

Deborah de Barros Gualiato – CEU Azul da Cor do Mar

Mediadoras: Fabiana Gouvêa e Valéria Gil

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.673