Notícias

Governo Aberto nas Escolas: estudantes participam de oficinas que estimulam autonomia nos territórios

As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro

Publicado em: 20/09/2021 17h10 | Atualizado em: 23/09/2021

Governo aberto nas escolas. ilustração de uma lâmpada conectada à diferentes pessoas. Na parte interior da lâmpada o mapa da cidade de São Paulo.Estudantes que atuam nos Grêmios Estudantis das escolas municipais de São Paulo podem participar de uma série de oficinas promovidas pela Secretaria de Governo Municipal. Temas como Gestão Democrática, Direitos Humanos, Mediação de Conflito, Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz farão parte da programação. 

As ações fazem parte da 6ª edição do Programa Agentes de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, que incluiu recentemente a categoria Governo Aberto nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A intenção é oferecer ao público adolescente, principalmente estudantes gremistas, experiências com temáticas importantes para formação e desenvolvimento da autonomia e que estimulem ações em seus territórios. 

As oficinas serão on-line, em diversas datas entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro, e poderão ser assistidas pelos tablets ou nos equipamentos nas Unidades Educacionais.

Confira os temas das oficinas:

  • Meu grêmio estudantil: da escola para a cidade;
  • Participação democrática e prevenção ao bullying nos ambientes escolares por meio das práticas da justiça restaurativa;
  • Desmistificando os direitos humanos;
  • Como se apropriar dos direitos do cidadão se divertindo;
  • A importância dos adolescentes e jovens para a qualidade da escola pública;
  • Viva a democracia!

Os estudantes interessados poderão se inscrever para as oficinas mediante procedimento organizado por sua Diretoria Regional de Educação. 

Formação para Educadores

Entre os dias 20 de setembro e 25 de outubro, os educadores orientadores dos Grêmios Estudantis participam da formação “Cidadania e Democracia desde a Escola: a educação em direitos humanos e o exercício da cidadania”. O Curso é oferecido pelo Instituto Auschwitz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de pessoas participa de uma roda de conversa em uma sala iluminada. Os participantes estão sentados em círculo, segurando cadernos e materiais para anotações, em momento de diálogo e escuta. Ao fundo, há uma estante repleta de livros e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.
Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 6 1.673