Notícias

Secretaria Municipal de Educação investe na qualificação profissional de professores

Em Programa de Especialização Docente, mais de 300 professores de Matemática e de Ciências poderão realizar pós-graduação

Publicado em: 05/08/2019 17h42 | Atualizado em: 04/05/2021

Programa de Especializacao Docente_740x430.jpg

No início de 2019, a Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria inédita com Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais para que professores da Rede Municipal tenham mais uma oportunidade para qualificação profissional. Por meio do Programa de Especialização Docentes (PED), mais de 300 educadores de Matemática e de Ciências terão aulas em renomados centros de Educação e Pesquisa.

Os nomes selecionados foram publicados no Diário Oficial de sábado (03). As instituições encaminharão e-mail com orientações para matrícula, que ocorrerá entre segunda (05) e quarta-feira (07). Há candidatos em lista de espera nos casos em que o número de candidatos excedente não foi suficiente para a abertura de uma turma adicional.

A relação de candidatos selecionados em segunda chamada será divulgada no Diário Oficial na sexta-feira (09). Os professores que foram habilitados mas não realizaram a indicação de preferência por turmas no prazo indicado poderão solicitar sua inclusão na lista de espera enviando e-mail para neste link.

Programa de Especialização Docente (PED)

O PED é um programa de pós-graduação lato sensu para a formação de docentes nas áreas de Matemática e Ciências. O PED Brasil é voltado para professores da Educação Básica em busca de salas de aula mais equitativas. O programa é fruto de uma colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais.

São dois módulos de Especialização: um no ensino de Matemática, voltado a professores de Matemática e professores regentes de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, e o outro no ensino de Ciências. A carga horária é de 432 horas-aula de atividades presenciais, além de 4 horas-aula de mentoria individual a cada professor participante. A demanda estimada de estudos e atividades extraclasse é de 10 horas semanais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.673