Notícias

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Encontros promovidos em parceria com a CODAE reforçam boas práticas de manipulação de alimentos e valorizam o trabalho das cozinheiras escolares

Publicado em: 23/06/2026 15h00 | Atualizado em: 23/06/2026
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

A alimentação escolar esteve no centro de mais uma ação formativa promovida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) São Mateus em parceria com as nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE). Realizados nos dias 22 de maio e 12 de junho, no auditório da DRE, os encontros reuniram 75 cozinheiras escolares de aproximadamente 50 Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros da região. 

A iniciativa teve como objetivo capacitar novas profissionais e promover a atualização das cozinheiras mais experientes, fortalecendo a qualidade dos serviços prestados nas unidades educacionais. Durante a formação, foram abordados temas relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos, com foco na segurança, higiene e qualidade da alimentação escolar oferecida aos estudantes. 

Entre os assuntos trabalhados estiveram a prevenção de contaminações, higienização correta dos alimentos e utensílios, processos seguros de preparo, descongelamento adequado, controle do tempo de exposição dos alimentos, monitoramento de temperatura, adequação das consistências às diferentes faixas etárias e reflexões sobre seletividade alimentar. Também foram discutidas estratégias de armazenamento correto para evitar desperdícios e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos. 

Além do conteúdo técnico, os encontros proporcionaram momentos de troca de experiências entre as participantes. Por meio da análise de situações do cotidiano das cozinhas escolares, as profissionais puderam esclarecer dúvidas, compartilhar desafios e construir soluções coletivas para aprimorar as rotinas de trabalho. 

A ação reforça a importância da formação continuada para a promoção de uma alimentação escolar segura, saudável e de qualidade. Segundo as nutricionistas da CODAE, esses momentos permitem abordar de forma ampla os diversos processos envolvidos na produção das refeições, contribuindo diretamente para a qualidade dos alimentos servidos aos estudantes. 

Os resultados já começaram a ser percebidos nas unidades educacionais. Em visitas realizadas após os encontros, as equipes identificaram melhorias em procedimentos e maior padronização de práticas, como a utilização correta de utensílios de medição para higienização dos alimentos. 

Mais do que aperfeiçoar técnicas, a formação buscou conscientizar as profissionais sobre a relevância de seu trabalho no ambiente escolar. A atuação das cozinheiras é fundamental para a promoção da alimentação escolar, influenciando diretamente a aceitação das refeições pelos estudantes por meio de preparações saborosas, seguras e bem apresentadas. 

As nutricionistas da CODAE atuantes no território e a DRE São Mateus já planejam novas etapas da formação para os próximos meses, com o objetivo de ampliar os momentos formativos e contemplar todas as unidades parceiras da região. A iniciativa busca fortalecer continuamente as práticas relacionadas à alimentação escolar, promovendo ainda mais qualidade e segurança alimentar para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 6 1.673