Notícias

Professora de SAAI cria estratégias para o desenvolvimento do currículo escolar no ensino regular

Cada aluno com deficiência acessa o currículo por meio de estratégias diferenciadas

Publicado em: 06/07/2016 15h48 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculo_escolar_ensino_regular_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Aparecida Magnanelli Fernandes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, desenvolve estratégias de ensino diferenciadas, que favorecem a aprendizagem de todos e todas, e eliminam as barreiras de participação e aprendizagem com os alunos e alunas com deficiência e autismo, de acordo com o objetivo estipulado para cada criança, no Plano de Atendimento Educacional Especializado, elaborado pela professora da Sala de Apoio e Acompanhamento a Inclusão (SAAI).

A professora de Matemática da sala regular e regente da SAAI, Marinélia Alves Rios de Andrade, promove articulações importantes entre o trabalho realizado na SAAI e na sala regular. A atuação colaborativa destes dois agentes permite que as crianças tenham total acesso ao currículo, por meio de recursos e estratégias, como imagens e materiais concretos que auxiliam no aprendizado.

Os Coordenadores Pedagógicos e os professores da unidade em conjunto com Marinélia observam os maiores desafios e barreiras dos alunos com deficiência e elaboram práticas pedagógicas que garantam a participação e o conhecimento em todas as disciplinas e para o desenvolvimento do processo de aprendizagem em sala de aula. Durante as reuniões da Jornada Especial Integral de Formação (JEIF), a equipe discute os casos e elabora os objetivos gerais de cada disciplina, e os objetivos específicos, a serem alcançados com cada aluno, como, por exemplo, fortalecer o processo de leitura e escrita em todas as disciplinas.

Dentre as questões discutidas na JEIF está à organização de registros das atividades, que resulte em um documento que auxilie os outros professores, na hora de desenvolver as atividades e para que sejam memorizados os objetivos gerais e específicos, do plano de trabalho dos professores.

Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) – As Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, instaladas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, são destinadas ao Atendimento Educacional Especializado – AEE em caráter complementar ou suplementar aos educandos que apresentam algum tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Atualmente, a RME conta com 552 SAAIs instaladas nas escolas regulares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças em uma quadra jogando futsal. Na imagem, há o detalhe de um rede da trave de futebol.

Virada Esportiva fortalece o lazer e a integração nos CEUs da capital

Publicado em: 20/09/2025 10h56 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia com fundo azul claro sobre a caminhada da paz da DRE Campo Limpo.

DRE Campo Limpo realiza Caminhada da Paz e Feira do Migrante 2025

Publicado em: 19/09/2025 5h50 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Grupo de mulheres em um palco com vestidos e roupas de gala acenando para o público

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio “Professor em Destaque” até 29 de setembro

Publicado em: 19/09/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (1)

Programação de palestras do FEBReS começa no dia 22 de setembro nos CEUs

Publicado em: 19/09/2025 3h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Bike Literária

Bike Literária leva livros, afeto e ocupação poética pelas ruas da cidade com escolas da DRE Ipiranga 

Publicado em: 19/09/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 37 38 39 40 41 1.612