Notícias
Ações nos territórios marcam o primeiro semestre da formação em serviço de Gestores Escolares
Cursos procuram refletir os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação.
Publicado em: 28/06/2016 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020
A Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel iniciou, em março, as ações de formação de 2016 para os Gestores Escolares (Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos), com os cursos “Plano de Ação e Articulação dos Gestores Escolares” e “O Gestor Escolar na Promoção da Qualidade Social da Educação”, destinados aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respectivamente. Os cursos foram desenvolvidos em 28 turmas, possibilitando a todos os Gestores Escolares a participação, o direito ao debate, e a elaboração de proposições e práticas.
Caminhando para o último encontro, ambos os cursos apresentam uma proposta de formação no território, onde, a cada encontro, se tem a possibilidade de conhecer uma Unidade Educacional (UE), que cede seus espaços para a realização da formação. Após a socialização da pauta e dos objetivos do encontro, os Gestores anfitriões são convidados a apresentar a UE, relatando a seus pares a proposta pedagógica e a articulação da gestão.
Para Vera Maria de Souza, Diretora da DIPED, realizar ações nos territórios é fundamental para “compreendermos os espaços das nossas UEs e as interações que lá ocorrem como importantes elementos formativos, reveladores das concepções de Currículo que emergem do Projeto Político-Pedagógico de cada uma delas e da ação dos sujeitos que atuam neste espaço”.
Ainda segundo a Diretora, “quando afirmamos a escola como lócus de formação, podemos possibilitar a interação e a articulação entre Gestores Escolares para a elaboração de propostas de ação que consideram as próprias de cada território, ao refletir sobre os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação como bases para a promoção da Qualidade Social da Educação”.
O último encontro do 1º Semestre formativo destes cursos ocorre neste mês de junho.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
SME libera 5º lote de créditos para material e uniforme escolar na Rede Municipal
Publicado em: 19/03/2026 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Paraisópolis recebe rodas de conversa da Associação Potência Feminina, que reúne mais de 500 mulheres
Publicado em: 19/03/2026 10h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEFM Vereador Antônio Sampaio supera meta do SARESP em 17% e conquista Prêmio Excelência Educacional
Publicado em: 18/03/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da EMEF Antenor Nascentes fazem passeata de conscientização do Mês da Mulher
Publicado em: 18/03/2026 3h30 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Professora é finalista da 3ª edição do Prêmio Porvir com projeto de literatura preta e indígena
Publicado em: 18/03/2026 1h03 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases