Notícias

Ações nos territórios marcam o primeiro semestre da formação em serviço de Gestores Escolares

Cursos procuram refletir os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação.

Publicado em: 28/06/2016 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020

gestores_dre_smig_740_x_430.jpg

A Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel iniciou, em março, as ações de formação de 2016 para os Gestores Escolares (Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos), com os cursos “Plano de Ação e Articulação dos Gestores Escolares” e “O Gestor Escolar na Promoção da Qualidade Social da Educação”, destinados aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respectivamente. Os cursos foram desenvolvidos em 28 turmas, possibilitando a todos os Gestores Escolares a participação, o direito ao debate, e a elaboração de proposições e práticas.

Caminhando para o último encontro, ambos os cursos apresentam uma proposta de formação no território, onde, a cada encontro, se tem a possibilidade de conhecer uma Unidade Educacional (UE), que cede seus espaços para a realização da formação. Após a socialização da pauta e dos objetivos do encontro, os Gestores anfitriões são convidados a apresentar a UE, relatando a seus pares a proposta pedagógica e a articulação da gestão.

Para Vera Maria de Souza, Diretora da DIPED, realizar ações nos territórios é fundamental para “compreendermos os espaços das nossas UEs e as interações que lá ocorrem como importantes elementos formativos, reveladores das concepções de Currículo que emergem do Projeto Político-Pedagógico de cada uma delas e da ação dos sujeitos que atuam neste espaço”.

Ainda segundo a Diretora, “quando afirmamos a escola como lócus de formação, podemos possibilitar a interação e a articulação entre Gestores Escolares para a elaboração de propostas de ação que consideram as próprias de cada território, ao refletir sobre os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação como bases para a promoção da Qualidade Social da Educação”.

O último encontro do 1º Semestre formativo destes cursos ocorre neste mês de junho.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de quatorze crianças pequenas sentadas na mureta com binóculos observando os pássaros.

Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental

Publicado em: 25/03/2026 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia e uma mulher segurando um livro e mostrando para os adolescentes na roda de conversa.

Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal 

Publicado em: 24/03/2026 6h28 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografias de estudantes em sala de aula durante aulo do Programa Portas Abertas.
Fotografia de crianças sentadas ao redor da mesa durante reunião do Conselho Mirim.

EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim

Publicado em: 23/03/2026 5h56 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de quatro mulheres em roda olhando para a câmera.

Programa Mães Guardiãs conquista o Prêmio Cidades Educadoras 2026  

Publicado em: 23/03/2026 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 35 36 37 38 39 1.674