Notícias

Alunos da EMEF Dr. José Kauffmann visitam o Museu dos Transportes Públicos de São Paulo

Atividade integra o Movimento Maio Amarelo

Publicado em: 08/06/2017 15h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos_EMEF_Dr_Jose_Kauffmann_Museu_Transportes_740_x_430.jpg

Matéria produzida pelo Prof. Rildo e Imprensa Jovem Voz do Kauffmann

Na terça, 30 de maio, foi dia de conhecer um pouco da história do transporte público da capital paulista. Os alunos de quatro salas dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, conheceram o Museu dos Transportes Públicos e as relíquias lá expostas.

As crianças foram acompanhadas pelas professoras das turmas em transporte público desde a Unidade Educacional até o destino. Lá no aparelho cultural encontraram a exposição “Maio Amarelo/Atenção no trânsito”.

O Museu dos Transportes Públicos guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.

Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans. No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada. No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Impressões sobre a visita – Segundo a professora Celina Julie Pissó, o passeio é muito interessante, pois contempla uma parte da história da cidade, desconhecida pela maioria da nova geração. “É um lugar pequeno, mas com um grande potencial histórico retratado em seu acervo. Os alunos gostaram muito do que viram e ouviram. Foram muito participativos e receptivos às informações recebidas. São vivências educativas que devem ser aprimoradas buscando ressignificar a visão histórica, parte importante daquilo que somos hoje, das transformações a que tudo e todos estão sujeitos”, conta Celina.

A nossa escola tem agendadas outras excursões para este ano. Teremos a ida à Oca do Ibirapuera pelo Itaú Cultural, ao Circuito Caixa e ao Museu do Futebol.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Publicado em: 20/03/2026 6h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três imagens de atividades na educação infantil. Na parte superior, crianças pequenas estão sentadas em roda com duas educadoras, em um ambiente acolhedor, enquanto outra criança brinca deitada no chão com um brinquedo. Na parte inferior esquerda, um grupo de crianças usando toucas participa de uma atividade culinária, misturando ingredientes em uma tigela sobre uma mesa com toalha xadrez; ao fundo, há um quadro com uma receita escrita. Na parte inferior direita, crianças exploram materiais e objetos em um espaço organizado, sentadas em cadeiras pequenas, manuseando utensílios e recipientes. O conjunto retrata momentos de interação, aprendizagem e brincadeira.

Projeto trabalha receitas culinárias, brincadeiras e até um SPA para os bebês e crianças

Publicado em: 20/03/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Três Pontes

Escolas de São Miguel realizam 1º Festival Paralímpico da Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 36 37 38 39 40 1.674