Notícias

Seminário NAAPA apresenta ações desenvolvidas em dois anos de atuação

O tema central do encontro foi as “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”.

Publicado em: 01/12/2016 15h55 | Atualizado em: 30/11/2020
naapa_direitos_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA), realizou nesta quarta-feira (23) o Seminário “Possibilidades da Intersetorialidade na Garantia do Direito à Educação”. O evento aconteceu na Academia Paulista de Letras (AEL) e reuniu cerca de 200 pessoas.

A abertura do encontro contou com a participação da Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Ana Lucia Sanchez e Adriana Watanabe, Coordenadora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem da SME.

“É um orgulho imenso saber que o NAAPA é uma política pública construída pelos trabalhadores, ela não foi uma política imposta para nossa rede municipal, ela foi feita a partir da demanda apresentada pelas equipes escolares. Fizemos um mapeamento da cidade, com todos os casos complexos encontrados em escolas e as equipes dos NAAPAs foram conhecendo e atuando junto aos educadores para garantir a aprendizagem dos estudantes”, comemora Adriana Watanabe.

“O NAAPA vem de uma proposta pública que trabalha a partir do principio do direito. A escola ainda é um espaço conservador e o NAAPA dá a garantia do direito da criança ao atendimento não medicalizado e não excludente do estudante, é um trabalho em rede que precisa ser integrado e ancorado como politica pública para a nossa cidade”, ressalta Ana Lúcia Sanchez.

“O trabalho do NAAPA é uma iniciativa que se baseia nos direitos das crianças e nós temos que apostar em politicas públicas deste tipo”, completa a Secretária Nádia Campeão.

Trabalho intersetorial – Em seguida foi montada a mesa intersetorial que teve como objetivo ressaltar a importância das parcerias com os órgãos que atuam para a preservação dos direitos e bem estar de crianças e jovens. Estavam presentes o Dr. Paulo Roberto Fadigas Cesar, Juiz Titular da Vara da Infância e da Juventude; Sérgio Pinto Carneiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e os representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Janaína Lopes Diogo e da Assistência e Desenvolvimento Social, Maximiliano Martins Dante.

Durante o seminário temas como “Saúde e Educação” foram debatidos pela Profa. Dra. Emília Cipriano da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a Ms. Renata Lauretti Guarido, Assessora do NAAPA/SME. A “Despatologização e Desmedicalização da Educação e da Sociedade” foi discutido pelas professoras Dra. Maria Aparecida Moysés, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e Dra. Cecília Azevedo Lima Collares, da Faculdade de Educação da Unicamp.

Para finalizar o encontro o tema foi “Equipe Multiprofissional da Equipe do NAAPA/DRE” e teve a participação de profissionais que atuam nas Diretorias Regionais de Educação (DREs). A mesa foi composta por Márcia Andréa B. da Costa Oliveira, Coordenadora; Paulo José Cavalcante, Psicólogo; Luciana Silva Pessoa, Psicopedagoga; Alexandra P. Barbosa, Assistente Social e Caroline Fernandes Lima, Fonoaudióloga.

A plateia foi composta por Diretores, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e as equipes das 13 Diretorias Regionais de Educação, além de profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, Conselheiros Tutelares e representantes da Vara da infância e Adolescência.

Relatório final de formação do NAAPA – Os participantes do seminário receberam uma publicação contendo o relato do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2015 e 2016 junto às unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo. “A publicação consolida o esforço da equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem em sistematizar o trabalho desenvolvido nos últimos anos, ressaltou a Coordenadora do NAAPA. 

Clique aqui e acesse o documento.

Confira uma Galeria de Imagens do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Publicado em: 20/03/2026 6h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três imagens de atividades na educação infantil. Na parte superior, crianças pequenas estão sentadas em roda com duas educadoras, em um ambiente acolhedor, enquanto outra criança brinca deitada no chão com um brinquedo. Na parte inferior esquerda, um grupo de crianças usando toucas participa de uma atividade culinária, misturando ingredientes em uma tigela sobre uma mesa com toalha xadrez; ao fundo, há um quadro com uma receita escrita. Na parte inferior direita, crianças exploram materiais e objetos em um espaço organizado, sentadas em cadeiras pequenas, manuseando utensílios e recipientes. O conjunto retrata momentos de interação, aprendizagem e brincadeira.

Projeto trabalha receitas culinárias, brincadeiras e até um SPA para os bebês e crianças

Publicado em: 20/03/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Três Pontes

Escolas de São Miguel realizam 1º Festival Paralímpico da Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 36 37 38 39 40 1.674