Notícias

Prefeitura de SP paga nesta quinta-feira (28) mais DE R$ 212 milhões em prêmio aos servidores da Educação

Mais de 76 mil servidores serão contemplados; prêmio pode chegar a R$ 3,9 mil 

Publicado em: 28/03/2024 9h31 | Atualizado em: 28/03/2024
Mulher sorrindo enquanto mexe no computador

A Prefeitura de São Paulo paga nesta quinta-feira (28), o Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) aos servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) relativo à segunda parcela do exercício de 2023, totalizando mais de R$212 milhões. O pagamento, previsto para ocorrer em abril, foi antecipado para este mês.

Mais de 76 mil servidores serão beneficiados. O PDE é calculado a partir de dois indicadores: desempenho da escola em que o servidor atua, mais a sua assiduidade, considerada a jornada de trabalho. Dentre os indicadores de desempenho, são aferidos  frequência escolar dos estudantes, participação na Prova São Paulo e ocupação escolar.

Do valor do prêmio, 60% refere-se à assiduidade do servidor e 40% ao desempenho da unidade. Para cálculo de assiduidade será considerado o período entre 3 de agosto a 31 de dezembro de 2023. Aqueles que não tiveram nenhuma ausência computada, foi acrescido 30% do valor recebido pela assiduidade, alcançando até R$3.900,00.

Entenda o PDE

O PDE foi instituído em 30 de junho de 2009, por meio da Lei número 14.938. Os critérios seguem os mesmos do ano anterior, sendo assiduidade do profissional (60%) e desempenho da unidade (40%). Dentro do indicador de desempenho, 24% serão formados a partir da média da frequência escolar dos estudantes da escola.

Para contabilizar o critério de desempenho, será aferida participação na avaliação diagnóstica e ocupação escolar. Na prática, nas escolas de ensino fundamental e médio serão avaliados o número de estudantes efetivamente matriculados e o número de desistentes. Já nas escolas de educação infantil, será avaliada a relação entre a capacidade de atendimento da unidade e o número de crianças ou alunos efetivamente matriculados.

Para análise da ocupação escolar e abandono serão consideradas as informações do Sistema Escola OnLine/EOL.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de quatorze crianças pequenas sentadas na mureta com binóculos observando os pássaros.

Projeto Passarinhar transforma a biodiversidade em ferramenta pedagógica para a educação ambiental

Publicado em: 25/03/2026 10h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia e uma mulher segurando um livro e mostrando para os adolescentes na roda de conversa.

Projeto sobre equidade de gênero mobiliza estudantes de escola municipal 

Publicado em: 24/03/2026 6h28 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografias de estudantes em sala de aula durante aulo do Programa Portas Abertas.
Fotografia de crianças sentadas ao redor da mesa durante reunião do Conselho Mirim.

EMEI Compositor Silvio Caldas dá voz às crianças com criação de Conselho Mirim

Publicado em: 23/03/2026 5h56 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de quatro mulheres em roda olhando para a câmera.

Programa Mães Guardiãs conquista o Prêmio Cidades Educadoras 2026  

Publicado em: 23/03/2026 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 35 36 37 38 39 1.674