Notícias

Centro de Educação Infantil Joaquim Tomé Filho desenvolve estratégia de contação de histórias para bebês e crianças utilizando objetos do cotidiano

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação entre adultos, bebês e crianças

Publicado em: 31/07/2020 17h13 | Atualizado em: 30/11/2020
Uma sequência de 3 imagens apresenta a Professora Nathália realizando uma contação de histórias com objetos do cotidiano

Com o afastamento social causado pelo Covid-19 (Coronavírus), um novo desafio surgiu para a educação, como elaborar propostas pedagógicas online que mantenham o vínculo com as crianças e as famílias. O Centro de Educação Infantil (CEI) Ver. Joaquim Thomé Filho, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, desenvolveu uma estratégia de contação de histórias com uso de objetos para bebês e crianças.

No espaço físico da escola, bebês e crianças sempre participaram de momentos de leitura com acesso a materiais diferenciados que diversificam a linguagem das histórias e incentivam o prazer pela leitura na infância. Ao ouvir as histórias, as crianças constroem sua própria cultura e conhecem o mundo, constituindo a imaginação, o pensamento, a comunicação e a linguagem. Tendo essa perspectiva, o CEI Thomé Filho resolveu levar essa vivência para o dia a dia das famílias, incentivando a interação e a brincadeira com objetos do cotidiano.

As histórias são contadas em formato de vídeo com a participação da professora, retomando um vínculo visual importante com a criança, permitindo a aproximação e a produção de memórias com as famílias neste momento de isolamento social. Os vídeos produzidos são compartilhados de modo a construir uma produção coletiva.

Com essa proposta, é possível ressaltar a importância da leitura dentro da família e da construção cultural das crianças. A exploração de objetos comuns como parte do enredo das histórias na primeira infância também ajuda a construir capacidade imaginativa, a criatividade e até mesmo a sociabilidade de bebês e crianças.

Na quarentena, as histórias podem ser um momento de conexão e interação dos adultos e crianças, objetos como um secador de cabelo pode se transformar em um lobo mal que solta vento. Enquanto a professora aparece no vídeo guiando a contação com histórias das quais as crianças já estão acostumadas e organiza-se com ações semelhantes apresentadas na unidade, a família cria uma ponte com a criança que assiste, incentivando-a com o uso de objetos, letras de músicas e outros elementos pertinentes a história.

De acordo a professora Nathália dos Santos, uma das responsáveis por essa iniciativa, as respostas têm sido interessantes.  “A parceria com as famílias por meio das devolutivas e da escuta se reflete no planejamento coletivo de nossa Unidade, ampliando as experiências e o repertório de leitura”, observa a professora.

 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de muitas pessoas adultas e crianças na celebração da EMEI Machado Assis em seus 50 Anos.

EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina 

Publicado em: 30/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Tamanho Site (10)

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro

Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do joelho para baixo de pessoas caminhando para notícia sobre Setembro Amarelo.
Fotografia de uma sala de aula com estudantes em suas classes e uniforme da PMSP ilustram curso sobre busca ativa escolar.
Capa em tons de roxo com a logo da Semana de Arte Moderna da Ael

Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs

Publicado em: 25/09/2025 6h41 - em Academia Estudantil de Letras

1 35 36 37 38 39 1.613