Notícias

SME realiza I Seminário Latino-Americano sobre Educação Infantil

Evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro

Publicado em: 08/11/2016 16h41 | Atualizado em: 04/05/2021
seminario_ed_infantil_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo realiza nos dia 7 e 8 de novembro, em seu auditório, o “I Seminário Latino-Americano – Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês e crianças pequenas”, evento coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Entre outros objetivos, o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.

”Esse é um Seminário histórico para a área da Educação Infantil da cidade de São Paulo. É a primeira vez que temos a oportunidade de acolher colegas latino-americanos para que a gente possa discutir, refletir e debater conjuntamente a docência para os bebês”, afirmou a Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SME, Sônia Larrubia.

Participam do Seminário aproximadamente 120 servidores que atuam nas DRES/DIPEDS/DICEUS/Supervisão Escolar e SME/COPED/COGED/COCEU e 40 convidados de Institutos, Organizações Nacionais e Internacionais, Movimentos Sociais e outras Secretarias.

A Vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, ressaltou a importância de uma cidade como São Paulo promover um encontro, em parceria com educadores e instituições internacionais, no qual o foco são as políticas para a primeira infância e as contribuições que uma Educação Infantil de qualidade oferecem ao processo de desenvolvimento social, fisiológico, afetivo e pedagógico das crianças.

A Primeira-Dama e Coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, relembrou o início das discussões para a elaboração dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil e citou como exemplos positivos a recém-nomeada Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nelson Mandela e o trabalho da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Amorim Lima. “Eu queria mencionar minha admiração e minha felicidade em conhecer a potência que esta Rede tem”, concluiu.

Também participaram da abertura do seminário a Secretária Municipal de Educação Adjunta, Fatima Antônio, a Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Sueli Aparecida de Paula Mondini, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Ana Lucia Sanches e Ednéia Oliveira, representante da UNESCO na cidade de São Paulo.

Durante o seminário, estão programadas mesas temáticas que contam com a participação de especialistas de países como Espanha, Argentina, Bolívia e Uruguai. As mesas discutirão temas como “Políticas Públicas para a Educação Infantil: Breve Panorama de Países Latino-Americanos”, “Políticas Públicas para a Infância na Cidade de São Paulo”, “Exercício da Docência com Bebês e Crianças Bem Pequenas” e “Bebês e Crianças Pequenas como Sujeitos: Participação, Escuta E Autoria”.

Parceria – O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a SME e a UNESCO denominado “Inovações para a qualidade da Educação: da gestão à sala de aula” visa fortalecer a governança da Educação no Município de São Paulo por meio de ações de inovações à qualidade educativa e à gestão democrática. Esse acordo tem duração até 2018 e prevê a contratação de consultoria especializada para a área pedagógica e de gestão da SME. Tem como beneficiários prioritários a própria SME com seus profissionais de educação, alunos e familiares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com uma compodição de quatro fotografias de faixas pintadas a mão com dizeres sobre violência contra mulher.

Escola faz passeata pelo bairro para denunciar violência contra mulher

Publicado em: 25/03/2026 6h08 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem com o fundo laranja e o texto
Fotografia de seis pessoas adultas sentadas ao redor da mesa conversando. Sobre a mesa papéis, computado e tablets.

SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 34 35 36 37 38 1.674