Notícias

Professores da rede municipal de SP participam de curso sobre educação antirracista em parceria com o Museu Afro Brasil 

Formação de 20h aprofundará conceitos como racismo estrutural e contribuirá para ampliar repertório entre docentes que atuam nas escolas da capital 

Publicado em: 19/10/2021 13h17 | Atualizado em: 19/10/2021
Composição com quatro imagens . No primeiro quadrante de cima para baixo, da esquerda para direita: em fundo preto imagem de seis coroas coloridas feitas de fitas e missangas; no segundo quadrante a imagem do rosto de uma mulher negra, ela usa turbante dourado; no terceiro quadrante, vários frascos de perfumes com imagens e flores dentro deles; e no último há uma escultura.

Começa nesta terça-feira (19) o curso “Museu Afro Brasil: construindo contrapontos antirracistas” que discutirá educação antirracista e racismo estrutural entre os professores da rede municipal de São Paulo. A formação será realizada pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil (MAB) e integra o acordo de parceria formalizado entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Museu Afro Brasil.

A parceria firmada entre o Núcleo de Educação do MAB e o Núcleo Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo a formação de educadores voltada à implementação da Lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de educação básicas das redes públicas e privadas.

Na primeira turma, participam 50 profissionais entre professores, diretores, supervisores e assistentes de direção da rede municipal de São Paulo. A formação terá carga horária total de 20h e será ministrada no ambiente on-line, sendo 6h em aulas ao vivo.

O curso aborda e aprofunda conceitos como racismo estrutural e equidade racial, ampliando o referencial teórico sobre história da África e do Brasil para discutir a educação antirracista, além de apresentar um painel sobre o papel dos museus e sua contribuição no processo educacional.

Museu Afro Brasil  

O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, que tem como missão promover o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro, africano e afro-brasileiro e sua presença na cultura nacional.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m², mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu atual Diretor Curatorial, Emanoel Araujo, o Museu construiu, ao longo de mais de 16 anos de história, uma trajetória de contribuições decisivas para a valorização do universo cultural brasileiro ao revelar a inventividade e ousadia de artistas brasileiros e internacionais, desde o século XVIII até a contemporaneidade. O Museu exibe parte do seu Acervo na Exposição de Longa Duração, realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas Norte e Leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com uma compodição de quatro fotografias de faixas pintadas a mão com dizeres sobre violência contra mulher.

Escola faz passeata pelo bairro para denunciar violência contra mulher

Publicado em: 25/03/2026 6h08 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem com o fundo laranja e o texto
Fotografia de seis pessoas adultas sentadas ao redor da mesa conversando. Sobre a mesa papéis, computado e tablets.

SME realiza nova reunião sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 25/03/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 34 35 36 37 38 1.674