Notícias

Agosto Indígena movimenta crianças da EMEI Astrogilda de Abreu Sevilha

Atividades realizadas com o objetivo de ressaltar a importância da cultura indígena

Publicado em: 04/09/2017 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020

astrogilda_740_x_430.jpg

Durante todo o mês de agosto, professores, alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Astrogilda de Abreu Sevilha vivenciaram ações do Projeto Agosto Indígena, promovidas com o intuito de conhecer, reconhecer, valorizar e preservar a cultura dos povos indígenas.

A abertura do trabalho foi realizada com uma oca adaptada, onde os alunos tiveram contato com pertences indígenas, livros, cestos, alimentos, arco e flecha. Os alunos também assistiram a um documentário sobre a tribo Kaiobá.

Ocorreram atividades de contação de histórias, oficinas de culinária indígena e confecções de adereços indígenas, como cocar, colar, pulseira, cestos, jarros, kabuletê, filtro dos sonhos, bilboquê e peteca.

As atividades foram encerradas com uma dança de roda com músicas tradicionais indígenas como “Tanguara Mirim” e “Yapo”. Também foi desenvolvida uma gincana de brincadeiras indígenas, como corrida do saci, arranca a mandioca e cabo de guerra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação integra a 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Educação Ambiental

1 32 33 34 35 36 1.558