Notícias

SME realiza live de apresentação do Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim

Encontro online apresenta documento que fortalece a participação de bebês e crianças na vida escolar

Publicado em: 22/04/2026 9h01 | Atualizado em: 22/04/2026

  Imagem com fundo branco e bordas orgânicas em lilás e o texto "Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim".

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza, no dia 23 de abril, uma live para apresentação oficial do Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim. A iniciativa integra as ações voltadas ao fortalecimento da gestão democrática nas unidades educacionais. A transmissão será realizada pelo YouTube da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), das 14h30 às 16h.  

Com o compromisso de reconhecer bebês e crianças como sujeitos de direitos e protagonistas de suas experiências, o encontro promoverá um diálogo sobre os fundamentos e a trajetória de construção do documento, além de contemplar relatos de quem já o vivência na prática. 

O Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim se constitui como um importante instrumento pedagógico para ampliar a escuta qualificada e a participação das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, considerando suas múltiplas formas de expressão. 

Além disso, o documento está fundamentado nos princípios da Educação Integral e da Cidade Educadora, buscando assegurar que as vozes das crianças sejam consideradas nas decisões que impactam suas vivências nas unidades. 

A live de apresentação do Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim é destinada às equipes gestoras e docentes das unidades diretas e parceiras, dos Centros de Educação Infantil (CEIs), das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs). 

Leia mais sobre as notícias da Rede Municipal de Ensino. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mães Guardiãs

Cuidado que transforma: Mães Guardiãs fortalecem a educação nas escolas municipais 

Publicado em: 13/05/2026 1h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.657