Notícias

CEI Parque Fongaro desenvolve projeto sobre as relações da criança com a natureza e a cultura

Atividades realizadas incluem o plantio de alface e girassol, como também, a criação de um jardim

Publicado em: 18/06/2018 14h31 | Atualizado em: 30/11/2020

pq_fongaro_740x430.jpg

Desde o início de 2018, o Centro de Educação Infantil (CEI) Parque Fongaro, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, desenvolve o Projeto Especial de Ação (PEA) “Currículo da infância: relações das crianças com saberes da natureza e da cultura”, realizado seguindo os desejos e necessidades das crianças a partir da elaboração e desenvolvimento de uma horta escolar na unidade em 2017.

No início deste ano, começaram os planejamentos para ampliar os estudos sobre a infância e sua relação com a natureza. Nos dias 1 e 2 de fevereiro ocorreram os diálogos entre os professores para a escolha de um título para o Projeto. Foi a partir daí que o nome “O currículo da infância: relações da criança com saberes da natureza e da cultura” começou a ser usado. Além disso, no dia 2 de fevereiro ocorreu, também, a primeira atividade com as crianças do CEI, o plantio de podocarpos (pinheiro-bravo).

Na sequência, uma série de atividades foi desenvolvida com os pequenos, como o plantio, na horta, de alface e girassol, a construção de um jardim na entrada do CEI e a observação da evolução de lagarta a borboleta.

Segundo Ana Lúcia Coelho, Coordenadora Pedagógica do CEI Parque Fongaro, as crianças estão vivenciando experiências diretas com a natureza e, a partir delas, extraindo lições importantes para a vida. “Tudo isso está integrado ao Projeto Especial de Ação, aos Indicadores de Qualidade e com tudo o que é realizado na escola. Além disso, essas atividades com a natureza possibilitam às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, afetivas, sociais, além de favorecer a criatividade mais pura no ser humano. Favorece, ainda, a nós adultos, retomar o contato com a criança que um dia fomos e que esquecemos, permitindo um olhar mais atento às experiências infantis”, observa Ana.

Para a Professora Viviane Batista, “o que nos toca e transforma o nosso olhar é a linda proposta de trabalho com as crianças interagindo e construindo novas relações através do contato com a natureza”.

A próxima ação será realizada no dia 30 de junho com a festa ANAMA, que em tupi-guarani significa família, pertencimento. Nesse evento, o enfoque será o de da convivência entre crianças, suas famílias e de todos do Centro de Educação Infantil Parque Fongaro, por meio de atividades como lanche compartilhado (cada família e funcionário irá levar um prato ou suco para compartilhar com os demais), roda de conversa e apresentações de dança pelas crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra área externa de um Centro de Educação Infantil (CEI) com brinquedos do parque, como gira-gira e túnel de centopeia.
Fotografia mostra muitos meninos e meninas com uniforme da Prefeitura de SP sentados em um auditório estilo estádio. Na frente deles algunmsn adultos segurandos fantoches, sendo um deles um boneco ver e outro um semáforo com a luz vermelha evidente.

Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito

Publicado em: 10/05/2024 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Músico tocando instrumentos

OSCs podem se credenciar para oferecer ensino de música em CEUs

Publicado em: 09/05/2024 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Bucal
Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha 

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

1 32 33 34 35 36 1.479