Notícias

Estudante da Rede Municipal de São Paulo vai representar o Brasil em Fórum Mundial da ONU para debater o desenvolvimento sustentável 

Vitória Calado, 14 anos, será a única representante de escola pública brasileira, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em evento da Organização das Nações Unidas (ONU)

Publicado em: 12/04/2024 17h47 | Atualizado em: 12/04/2024
Fotografia da estudantes Vitória Calado.

Vitória Calado, 14 anos, estudante da EMEF Paulo Duarte, da DRE São Mateus, será a única representante da escola pública brasileira na 7ª Reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável 2024, que acontecerá de 15 a 18 de abril, em Santiago, no Chile. Ela será acompanhada pela professora Mariana Ferreira da Cruz. A estudante e a professora terão as passagens, hospedagens e despesas custeadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Sob a mentoria de Renata Juliotti, jornalista e consultora para o processo preparatório para a conferência da ONU – Summit of the Future (Cúpula do Futuro) – e do tema transversal da deficiência no C20, grupo da sociedade civil para o G20, Vitória integra o Grupo de Trabalho de Jovens para ONU (Youth Stakeholder) de preparação para a Cúpula do Futuro, e também foi aceita como Delegada Jovem (Youth Delegate), da Coalizão para ONU que Precisamos (Coalition for the UN We Need – C4UN), que oferece uma plataforma global que permite maior impacto da sociedade civil no trabalho para um sistema das Nações Unidas fortalecido.

Para Renata, este é um “Aprendizado muito importante para Vitória, pois contribui para que ela se torne uma pessoa que defende a comunidade dela, os direitos das jovens meninas periféricas. Ali, ela está aprendendo a significar o papel dela com o espaço de representatividade”.

A primeira participação de Vitória nos eventos será dia 15 de abril, das 9h às 12h15, no “Foro de Niñas, Niños, Adolescentes y Juventudes de América Latina y el Caribe”.

Vitória contou sobre a importância de participar do evento da ONU: “Isso se reflete não somente para mim, mas é também uma ponte que estou trilhando e estou construindo para outros jovens e adolescentes terem a mesma oportunidade. A gente está quebrando todos os tipos de estereótipos e ocupando os lugares que são considerados de elite, então, não é só somente por mim, não é somente por ser um evento da ONU, mas é para abrir portas e trilhar caminhos para outros jovens e adolescentes”. 

“Agradecemos a Secretaria Municipal de Educação e toda a comunidade escolar que tornaram possível a representação do Brasil por jovens estudantes. Isso promove um espaço de escuta e protagonismo de futuras gerações. Assim como a participação para construção de um mundo melhor e sustentável”, enfatizou a professora Mariana Ferreira. 

O Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, destacou o potencial que a história de Vitória tem para inspirar outros estudantes. “A voz da Vitória irá representar a de milhares de jovens brasileiros cheios de aspirações. E a escola é esse espaço para permitir que todo o potencial dos nossos estudantes cresça e eles encontrem novos caminhos e oportunidades que beneficiam todo o território”, declarou. 

Vitória agradeceu a todos que colaboraram para tornar essa representatividade possível. “Representa a desconstrução de estereótipos pois somos estudantes, moradores de periferia e frutos de uma educação pública de qualidade. Por isso deixo aqui os meus agradecimentos a todos aqueles que ajudaram para que pudéssemos alcançar esse marco em reverência à escola pública”, disse. 

Mudanças de rumo

Vitória viu sua vida mudar de rumo quando recebeu um convite para atuar na Organização das Nações Unidas (ONU). “Pensei que poderia proporcionar algo para vida da Vitória e algo no qual ela possa se descobrir e encontrar seu próprio caminho”, disse Renata Julioti.

Tudo começou durante uma oficina presencial sobre comunicação e jornalismo, realizada no último trimestre de 2023. Na ocasião, Renata, doutoranda na Universidade Metodista, orientou os estudantes que participavam do projeto Revista Imprensa Jovem, uma parceria entre a escola pública e a universidade, para escreverem sobre os 18 anos do Programa Imprensa Jovem.

Ela ficou impressionada com o sonho de Vitória em atuar com Relações Internacionais e na ONU. Renata também veio de uma origem humilde na periferia de São Paulo e enfrentou muitos obstáculos. Sentiu uma forte identificação com Vitória e decidiu ajudá-la a trilhar seu próprio caminho. 

Dessa forma, Renata fez um convite para Vitória conhecer mais sobre suas atividades e eventos. Vitória começou a acompanhar os eventos organizados por Renata e, em seguida, foi convidada a participar do Grupo de Trabalho de Jovens para a ONU, conhecido como Youth Stakeholder. Este grupo, formado por jovens de diversos países, tem como objetivo preparar recomendações para a Cúpula do Futuro da ONU, que acontecerá em setembro em Nova York.

Como parte do Grupo de Trabalho, Vitória tem a oportunidade de dar voz às suas experiências e recomendações para a inclusão e participação de jovens. 

A ONU que Precisamos

Em sua escola, Vitória é muito engajada. Preside o Grêmio Estudantil, participa dos programas Imprensa Jovem e Aluno Monitor, também é poeta slammer. Em 2023, foi eleita Vereadora Jovem, no Parlamento Jovem 2023 – Ensino Fundamental, da Câmara Municipal de São Paulo. 

Com sua atuação destacada, Renata a indicou para ser uma Delegada Jovem da Coalizão para ONU que Precisamos, ou em inglês Coalition for the UN We Need (C4UN), uma organização voltada para a juventude. A diretoria da Coalizão aprovou sua indicação e a nomeou Youth Delegate.

Ao aceitar o convite, Vitória tornou-se uma representante jovem da Colisão da ONU e participará de eventos importantes, como o Fórum de Sustentabilidade dos Países da América Latina e Caribe, que acontece em Santiago, no Chile, entre os dias  15 e 18 de abril, no qual auxiliará Renata com as questões de comunicação e representação da organização. 

Assim, Vitória está vendo seu sonho de trabalhar na ONU se tornar realidade, graças ao apoio e mentoria de Renata Julioti e à sua própria determinação em superar desafios e buscar oportunidades de crescimento e impacto no cenário nacional e internacional.

Imprensa Jovem na cobertura

Um pequeno grupo de estudantes do Imprensa Jovem contará com a participação de Pedro Murilo Gonzaga Borges, Trinity Ohana da Silva Santos, e Stefany Petcov de Lima, a professora Regina Maria Nara e o ex-aluno Gustavo Henrique Gonçalves dos Santos para fazer a cobertura deste momento histórico de uma estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo em um evento internacional da ONU. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

1 30 31 32 33 34 1.674