Notícias

Reunião de Organização Escolar

Encontro teve o objetivo de apresentar as propostas da nova gestão da SME e dar encaminhamentos para equipes das DREs

Publicado em: 24/01/2017 11h57 | Atualizado em: 04/05/2021

organizacao_escolar_740_x_430.jpg

Ocorreu na manhã da segunda, 23 de janeiro, no Teatro Municipal João Caetano, a Reunião de Organização Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento reuniu os novos Diretores Regionais de Educação, Diretores de Divisões, Coordenadores da SME, Supervisores Escolares e Coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O objetivo do encontro foi de apresentar as propostas da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação e dar encaminhamentos para as equipes das DREs realizarem suas reuniões de organização.

Compuseram a mesa o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider, o Secretário Municipal Adjunto Daniel de Bonis, a Chefe de Gabinete Fatima Timóteo e a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME Leila Barbosa Oliva.

O evento contou com a palestra do economista Ricardo Paes de Barros, que apresentou um diagnóstico da situação educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

De acordo com o Secretário Alexandre Schneider, a atuação desta gestão será baseada em um tripé pedagógico: a atualização do currículo, de forma a alinhá-lo com a Base Nacional Comum, a aplicação de avaliações externas voltadas para o trabalho em sala de aula, de acordo com o currículo e utilizadas como instrumentos pedagógicos e o desenvolvimento formativo dos trios gestores, de formadores e de professores. “Vamos fazer a rede avançar, respeitando o que já vem sendo construído”, afirmou o Secretário.

Reunião de Trabalho – No período da tarde, a equipe da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME realizou uma reunião de trabalho no auditório da Secretaria, onde participaram as equipes da COPED, Supervisores Técnicos e Diretores Pedagógicos das Diretorias Regionais (DIPEDs) . Na ocasião, foram reforçados alguns conceitos já expostos durante a manhã, principalmente o tripé pedagógico no qual serão fundados os trabalhos.

A diretora da COPED, Leila Oliva, afirmou que haverá metas claras, passos objetivos e prazos para atingí-los. Ela mencionou que o foco será a aprendizagem e que, para isso, sempre serão otimizados os tempos e espaços das escolas e a Educação em Tempo integral, de modo a convergir todos os olhares para a aprendizagem.

A Diretora da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), Minéa Pascholeto Fratelli, ressaltou que “o caráter da avaliação diagnóstica é servir à escola”. Junto com a Diretora da Divisão de Educação Infantil (DIEI), Janaína Cavalcanti, Minéa explicou como a COPED está acompanhando e pensando as questões sobre formação, currículo, avaliação e acompanhamento.

Os focos da Educação Especial, de acordo com a Diretora da Divisão de Educação Especial (DIEE), Silvana Drago, serão o atendimento educacional especializado e o plano de atendimento.

Ao final, foi distribuído um material que sugere diretrizes para o planejamento e apresenta os eixos que nortearão o trabalho das Diretorias Pedagógicas (DIPEDs) das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais (UEs). O material também sugere pauta para a reunião de Organização Escolar e Planejamento e proposta para o período de recuperação das aprendizagens e revisão.

Clique aqui e acesse o documento do “Encontro com Equipes Gestoras – Janeiro 2017”. 

A SME já disponibiliza os materiais que nortearão o planejamento para o ano. Clique aqui para acessar os “Documentos Institucionais Pedagógicos 2017”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes observando um leão no Animália Park.

Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park 

Publicado em: 07/04/2026 12h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra três pessoas adultas sentadas lado a lado em uma mesa de trabalho, em ambiente interno bem iluminado por luz natural. À esquerda, um homem de barba curta usa blusa de gola alta clara e segura um tablet, olhando para a tela com concentração. No centro, um homem negro com cabelo curto e óculos de armação escura utiliza um notebook enquanto faz anotações em papel, demonstrando foco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos presos em um rabo de cavalo veste blazer bege e escreve em um caderno, também concentrada. Sobre a mesa há um notebook, papéis, canetas e uma xícara. Ao fundo, há janelas amplas e plantas, sugerindo um ambiente de escritório ou reunião profissional.
Imagem de um palco durante um evento institucional. Ao fundo, há um painel grande em tons de azul e verde a identificação do 68º Congresso Estadual de Municípios da APM. À frente do painel, seis pessoas estão lado a lado, em pé, sorrindo para a foto. Todas usam crachá de identificação. O grupo é composto por homens e mulheres, vestidos com trajes formais e sociais, como ternos, blazer e vestidos. O ambiente é bem iluminado, com destaque para o palco e os participantes.

Secretaria da Educação representa a cidade no 68º Congresso Estadual de Municípios 

Publicado em: 06/04/2026 5h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
1 30 31 32 33 34 1.673