Notícias

Reunião de Organização Escolar

Encontro teve o objetivo de apresentar as propostas da nova gestão da SME e dar encaminhamentos para equipes das DREs

Publicado em: 24/01/2017 11h57 | Atualizado em: 04/05/2021

organizacao_escolar_740_x_430.jpg

Ocorreu na manhã da segunda, 23 de janeiro, no Teatro Municipal João Caetano, a Reunião de Organização Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento reuniu os novos Diretores Regionais de Educação, Diretores de Divisões, Coordenadores da SME, Supervisores Escolares e Coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O objetivo do encontro foi de apresentar as propostas da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação e dar encaminhamentos para as equipes das DREs realizarem suas reuniões de organização.

Compuseram a mesa o Secretário Municipal de Educação Alexandre Schneider, o Secretário Municipal Adjunto Daniel de Bonis, a Chefe de Gabinete Fatima Timóteo e a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME Leila Barbosa Oliva.

O evento contou com a palestra do economista Ricardo Paes de Barros, que apresentou um diagnóstico da situação educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

De acordo com o Secretário Alexandre Schneider, a atuação desta gestão será baseada em um tripé pedagógico: a atualização do currículo, de forma a alinhá-lo com a Base Nacional Comum, a aplicação de avaliações externas voltadas para o trabalho em sala de aula, de acordo com o currículo e utilizadas como instrumentos pedagógicos e o desenvolvimento formativo dos trios gestores, de formadores e de professores. “Vamos fazer a rede avançar, respeitando o que já vem sendo construído”, afirmou o Secretário.

Reunião de Trabalho – No período da tarde, a equipe da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME realizou uma reunião de trabalho no auditório da Secretaria, onde participaram as equipes da COPED, Supervisores Técnicos e Diretores Pedagógicos das Diretorias Regionais (DIPEDs) . Na ocasião, foram reforçados alguns conceitos já expostos durante a manhã, principalmente o tripé pedagógico no qual serão fundados os trabalhos.

A diretora da COPED, Leila Oliva, afirmou que haverá metas claras, passos objetivos e prazos para atingí-los. Ela mencionou que o foco será a aprendizagem e que, para isso, sempre serão otimizados os tempos e espaços das escolas e a Educação em Tempo integral, de modo a convergir todos os olhares para a aprendizagem.

A Diretora da Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DIEFEM), Minéa Pascholeto Fratelli, ressaltou que “o caráter da avaliação diagnóstica é servir à escola”. Junto com a Diretora da Divisão de Educação Infantil (DIEI), Janaína Cavalcanti, Minéa explicou como a COPED está acompanhando e pensando as questões sobre formação, currículo, avaliação e acompanhamento.

Os focos da Educação Especial, de acordo com a Diretora da Divisão de Educação Especial (DIEE), Silvana Drago, serão o atendimento educacional especializado e o plano de atendimento.

Ao final, foi distribuído um material que sugere diretrizes para o planejamento e apresenta os eixos que nortearão o trabalho das Diretorias Pedagógicas (DIPEDs) das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e das Equipes Gestoras das Unidades Educacionais (UEs). O material também sugere pauta para a reunião de Organização Escolar e Planejamento e proposta para o período de recuperação das aprendizagens e revisão.

Clique aqui e acesse o documento do “Encontro com Equipes Gestoras – Janeiro 2017”. 

A SME já disponibiliza os materiais que nortearão o planejamento para o ano. Clique aqui para acessar os “Documentos Institucionais Pedagógicos 2017”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

«1 2 3 1.673