Notícias

Prefeitura realiza no sábado (7) o dia D de multivacinação

As 470 UBSs da cidade estarão abertas, das 8h às 17h, ofertando as vacinas do calendário vacinal básico; unidades realizarão também o Avança Saúde – Mulher

Publicado em: 06/10/2023 13h16 | Atualizado em: 06/10/2023
Vacina

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (7) o dia D de multivacinação, com foco na campanha que teve início no dia 30 de setembro na cidade. As 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h às 17h, para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas. A vacinação ocorrerá também nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.

O objetivo desta campanha, que ocorre até 31 de outubro, é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“A cidade de São Paulo é referência na vacinação e esse dia D é mais uma oportunidade para que pais e responsáveis levem seus filhos às nossas unidades para atualização das carteirinhas, garantindo a saúde das nossas crianças e adolescentes”, reforça o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

De 30 de setembro até ontem (5), foram aplicadas 71.364 doses de diferentes vacinas na população de até 15 anos de idade.

A lista das unidades está disponível na página Vacina Sampa

Busca ativa
A SMS intensifica, também durante a campanha, a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às UBSs para que possam programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões. Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).

Além disso, a SMS intensificou as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da declaração de vacinação atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.

A DVA é um documento emitido pelas UBSs, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

Mensagens com aviso via SMS
Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).

De 30 de agosto até 5 de outubro, foram enviadas 338.387 mil mensagens de texto. O munícipe pode receber duas mensagens, uma com vacina em atraso ou com a data da próxima vacina a ser tomada.

Para munícipes com a imunização em atraso: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Consta em sistema que você ou sua criança tem vacina em atraso desde DD/MM/AAAA. Vá a uma UBS. Mantenha as vacinas em dia!

Para munícipes com a imunização próxima ao vencimento: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Você ou sua criança tem vacina a ser tomada em DD/MM/AAAA! Compareça a UBS a partir dessa data. Mantenha as vacinas em dia!

Avança Saúde – Mulher
A SMS realiza neste sábado (7) o Avança Saúde – Mulher nas 470 UBSs da cidade de São Paulo, das 8h às 17h. A iniciativa, voltada para as mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, intensifica o acesso às consultas médicas e de enfermagem, orientações sobre métodos contraceptivos, vacinação, realização de exames preventivos, como o Papanicolau, e agendamentos para outros exames, conforme a necessidade.

Os atendimentos ocorrerão em formato de estações, com acolhimento e consulta com equipe médica e de enfermagem, avaliação do índice de massa corporal (IMC), estratificação de risco cardiovascular, coleta de Papanicolau, solicitações de mamografia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), intensificação de vacinação, orientação nutricional e farmacêutica, consultas odontológicas, métodos contraceptivos, representatividade LGBTIA+, programa Território Inclusivo (voltado para pessoas com deficiência e seus cuidadores), discussões relativas à atividade física, práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violência e saúde mental.

Essa edição do Avança Saúde – Mulher também tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a população acima do peso, além de reforçar a necessidade do cuidado integral em saúde, bem como os benefícios da alimentação saudável e das atividades físicas na prevenção e no controle das doenças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 29 30 31 32 33 1.674