Notícias

DRE Guaianases comemora 15 anos dos CEIs na Educação

Atividade aconteceu no CEU Inácio Monteiro

Publicado em: 24/08/2017 17h33 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_Cei_dre_g_740_x_430.jpg

Nos dias 16 e 17 de agosto, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases comemorou os 15 anos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) na Educação, com a realização do Seminário “CEI 15 anos SME: escutar, observar, interpretar e documentar os saberes dos bebês e crianças”.

O objetivo principal do seminário foi resgatar o percurso da transição das creches para a Educação e apresentar registros de Educadores da primeira infância, que tornam visíveis os saberes, interesses, necessidades e curiosidades de bebês e crianças.

16 de agosto
Os participantes foram acolhidos com uma exposição de fotos e instalações retratando diversas vivências nas Unidades da região. Logo depois, o evento contou com a presença dos estudantes da EMEF João Ribeiro de Barros, acompanhados do professor Gerson, em uma apresentação de canto e violão. Na sequência, a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Ester Marques de Paula Dionísio, e a Diretora Regional de Educação, Lucimeire Cabral de Santana, cumprimentaram os presentes e abriram oficialmente o Seminário.

Foram compartilhados relatos das Professoras de Educação Infantil (PEIs) Gisely de Lima Souza Collistock e Edna Sales Alves, que vivenciaram o período de transição dos CEIs da Secretaria de Assistência Social (SAS) para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na função de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

17 de agosto
O segundo dia do Seminário iniciou-se com uma apresentação das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CEU Inácio Monteiro, que dançaram ao som de “Espantalho”, do cantor Fagner. Logo após, um grupo de crianças do CEI Santa Rita, em parceria com uma mãe da comunidade, realizou uma contação de história, resultado de um projeto desenvolvido na Unidade Educacional.

Em seguida, foi apresentada a primeira mesa de debates com o tema “A relação família e escola”, com relatos de práticas dos CEIs Marielcia Florêncio de Morais, Dom Luciano Mendes de Almeida e Verbo da Vida.

O período da manhã foi finalizado com a segunda mesa, cuja temática foi “Relação de gênero – o Educador no CEI” e contou com a contribuição da Profª. Draª. Rosângela Ferreira de Souza Queiroz, membro da DIPED Guaianases, que realizou a mediação a partir dos relatos dos professores Mario Serri Neto e Milson Almeida, do CEI Mário Pereira Costa.

Participaram do encontro professores de Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos, pais, crianças e equipes da DRE Guaianases.

Acesse o Flickr da DRE Guaianases para ver as fotos do Seminário.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher sentada à mesa de trabalho manuseando folhas. Sobre a mesa diversos materiais de escritório. Ao fundo, portas de armários e uma janela.
Fotografia com vários adultos em pé em frente a escada posando para câmera.

Acordo vai ampliar o ensino de língua francesa na rede municipal 

Publicado em: 10/04/2026 5h14 - em CEU e COCEU

Comgás
Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 28 29 30 31 32 1.674