Notícias

Seminário e Mostra de Tecnologias para a Aprendizagem da DRE São Miguel

Disseminação das práticas com o uso da tecnologia, reflexão sobre a prática pedagógica e discussão sobre o currículo

Publicado em: 21/12/2017 15h24 | Atualizado em: 30/11/2020

mostatecdremp_740_x_430.jpg

Nos dias 7 e 8 de dezembro, foi realizado no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel o “I Seminário e Mostra de Tecnologias para a Aprendizagem”. O evento teve como pressuposto os princípios metodológicos interdisciplinares com as Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos educandos, possibilitando o enriquecimento para a prática pedagógica e a melhoria dos processos de aprendizagem e construção do conhecimento, na utilização do potencial das mídias integradas à educação num movimento que considera o ser em sua integralidade.

Entre os objetivos destacados estiveram a disseminação das práticas desenvolvidas pelos professores com o uso da tecnologia, a reflexão sobre a prática pedagógica com as tecnologias para a aprendizagem e a discussão sobre o currículo de tecnologias da Cidade de São Paulo.

O seminário contou com a participação das Equipes de Tecnologia para a Aprendizagem da DRE São Miguel – Professores Ivo Carvalho e Cristiane Nascimento – e a equipe de Tecnologia para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação – Professores Regina Gavassa, Tânia Tadeu e Silvio Luis Caetano, além do Coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Alberto Lima. Eles palestraram sobre o Currículo de Tecnologias da Cidade de São Paulo, as propostas pedagógicas sobre as Tecnologias para a Aprendizagem e o vínculo para o desenvolvimento dos educandos com ênfase no letramento digital, protagonismo, linguagem de programação, pensamento computacional e as TICs e Educomunicação.

O evento contou com os relatos dos professores e professoras: Adriana Bernardino da EMEF João Augusto Breves, Professora Denise Moura da EMEF Euzébio Rocha Filho, Professor Rafael Gusmai da EMEF Wanda Ovídio Gonçalves, Professoras Roselice e Marilucia da EMEF Newton Reis, Professor Pedro Satiro da EMEF Madre Maria Imilda do S. Sacramento, professoras Sandra Favari e Suzana da EMEF Neuza Avelino da Silva Melo, Professor Moises Trindade da EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, Professora Neffertite Marques da EMEF José Mário Pires Azanha, Professora Marta Pedroza da EMEI Globo Do Sol, Professor William Santos da EMEF Sud Mennucci e Professor Jocely de Paula do CEI Jardim Camargo Velho e EMEI Cap. Alberto Mendes Júnior.

A Diretora Regional de São Miguel, Maria Aparecida Sousa e a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Maria Isabel Vieira, também participaram do encontro, além das crianças e jovens das Imprensas Jovens Ezequiando, da EMEF Ezequiel Ramos Júnior, Imprensa BNE, da EMEF Dr. João Augusto Breves, e Imprensa Kids Azanha, da EMEF José Mário Pires Azanha. O seminário ainda recebeu a apresentação cultural do grupo de dança da EMEF Ezequiel Ramos Júnior, sob coordenação da professora Ana Maria Soares.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.674