Notícias

Seminário e Mostra de Tecnologias para a Aprendizagem da DRE São Miguel

Disseminação das práticas com o uso da tecnologia, reflexão sobre a prática pedagógica e discussão sobre o currículo

Publicado em: 21/12/2017 15h24 | Atualizado em: 30/11/2020

mostatecdremp_740_x_430.jpg

Nos dias 7 e 8 de dezembro, foi realizado no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel o “I Seminário e Mostra de Tecnologias para a Aprendizagem”. O evento teve como pressuposto os princípios metodológicos interdisciplinares com as Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos educandos, possibilitando o enriquecimento para a prática pedagógica e a melhoria dos processos de aprendizagem e construção do conhecimento, na utilização do potencial das mídias integradas à educação num movimento que considera o ser em sua integralidade.

Entre os objetivos destacados estiveram a disseminação das práticas desenvolvidas pelos professores com o uso da tecnologia, a reflexão sobre a prática pedagógica com as tecnologias para a aprendizagem e a discussão sobre o currículo de tecnologias da Cidade de São Paulo.

O seminário contou com a participação das Equipes de Tecnologia para a Aprendizagem da DRE São Miguel – Professores Ivo Carvalho e Cristiane Nascimento – e a equipe de Tecnologia para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação – Professores Regina Gavassa, Tânia Tadeu e Silvio Luis Caetano, além do Coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Alberto Lima. Eles palestraram sobre o Currículo de Tecnologias da Cidade de São Paulo, as propostas pedagógicas sobre as Tecnologias para a Aprendizagem e o vínculo para o desenvolvimento dos educandos com ênfase no letramento digital, protagonismo, linguagem de programação, pensamento computacional e as TICs e Educomunicação.

O evento contou com os relatos dos professores e professoras: Adriana Bernardino da EMEF João Augusto Breves, Professora Denise Moura da EMEF Euzébio Rocha Filho, Professor Rafael Gusmai da EMEF Wanda Ovídio Gonçalves, Professoras Roselice e Marilucia da EMEF Newton Reis, Professor Pedro Satiro da EMEF Madre Maria Imilda do S. Sacramento, professoras Sandra Favari e Suzana da EMEF Neuza Avelino da Silva Melo, Professor Moises Trindade da EMEF Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira, Professora Neffertite Marques da EMEF José Mário Pires Azanha, Professora Marta Pedroza da EMEI Globo Do Sol, Professor William Santos da EMEF Sud Mennucci e Professor Jocely de Paula do CEI Jardim Camargo Velho e EMEI Cap. Alberto Mendes Júnior.

A Diretora Regional de São Miguel, Maria Aparecida Sousa e a Diretora da Divisão Pedagógica (DIPED), Maria Isabel Vieira, também participaram do encontro, além das crianças e jovens das Imprensas Jovens Ezequiando, da EMEF Ezequiel Ramos Júnior, Imprensa BNE, da EMEF Dr. João Augusto Breves, e Imprensa Kids Azanha, da EMEF José Mário Pires Azanha. O seminário ainda recebeu a apresentação cultural do grupo de dança da EMEF Ezequiel Ramos Júnior, sob coordenação da professora Ana Maria Soares.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
1 2 3 4 1.674