Notícias
Avaliação diagnóstica vai mensurar aprendizagem dos estudantes da rede municipal de SP
Aplicação terá início nesta segunda-feira (12); a depender da série estudante poderá fazer a avaliação no formato impresso ou on-line
Publicado em: 09/07/2021 9h59 | Atualizado em: 16/07/2021
A partir desta segunda-feira (12) começam a ser aplicadas as avaliações diagnósticas para os alunos da rede municipal de São Paulo. Realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, sob coordenação de seu Núcleo Técnico de Avaliação (NTA), as avaliações têm o intuito de monitorar, anualmente, a aprendizagem dos estudantes.
As avaliações têm como função principal auxiliar a tarefa de replanejamento das atividades dos professores, das escolas e da rede como um todo neste período de retorno gradual das aulas presenciais. Para isso, ela será baseada no conteúdo pedagógico trabalhado pelo material Trilhas de Aprendizagens I e II, que foi distribuído aos estudantes da rede e trabalhado pelos professores no ano passado.
A partir dos resultados, os professores terão mais um instrumento para direcionar o trabalho em sala de aula neste momento de retomada, bem como toda a rede terá também mais uma ferramenta para o direcionamento das políticas públicas voltadas à observação dos efeitos da pandemia na educação.
A seleção das questões é feita pela SME, atendendo as Matrizes de Referência. Clique aqui para acessar coleção de materiais chamada Matrizes de Referência para a Avaliação do Rendimento Escolar.
Todos serão avaliados
A avaliação é censitária, ou seja, abrangerá toda ou a maior parte dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.
Para os estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, a edição de 2021 acontecerá entre os dias esta segunda-feira (12) até o dia 23 de julho, somente na versão impressa. Os estudantes que ainda não tiverem regressado presencialmente às aulas poderão realizar as avaliações posteriormente.
Para estudantes do 5º ano, ela acontecerá entre esta segunda (12) até 13 de agosto, preferencialmente na versão digital. Entretanto, aos estudantes que necessitem, será possível retirar o caderno impresso na escola, fazer a avaliação em casa e devolvê-lo, impreterivelmente, no período de 12 a 23 de julho.
Quem for do 6º ao 9º ano do Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio fará a avaliação entre esta segunda (12) até o 13 de agosto, exclusivamente na modalidade digital, via plataforma Sistema Educacional de Registro e Aprendizagem (SERAp) em http://serap.sme.prefeitura.sp.gov.br
Estudantes com deficiência visual terão acesso à avaliação através da audiodescrição ou o apoio de um(a) profissional para a realização da leitura da prova, enquanto os estudantes surdos terão a tradução em LIBRAS. Para isso, o estudante precisa estar cadastrado no Sistema EOL como pessoa com deficiência visual ou auditiva.
Os 1º e 2º anos do ciclo de alfabetização também serão avaliados por meio da sondagem. Com isso os professores organizam as intervenções pedagógicas necessárias à garantia da alfabetização.
Para acessar a avaliação, o estudante deverá entrar no site do Serap e seguir instruções contidas na página do Núcleo Técnico de Avaliação.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Publicado em: 17/06/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã