Notícias

Diretoria Regional de Educação Santo Amaro faz parceria com Ministério Público do Estado de São Paulo

Educação e Ministério Público fazem encontro com escolas da região sobre a rede de proteção do território

Publicado em: 19/06/2019 16h20 | Atualizado em: 30/11/2020

naapasantoamaro_740x430.jpg

No dia 30 de maio de 2019, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, realizou o terceiro encontro do Grupo de Trabalho do Núcleo de Acompanhamento e Apoio à Aprendizagem (NAAPA). Ação contou com a participação do Doutor Eduardo Dias de Souza Ferreira, Promotor de Justiça da Infância e Juventude da capital e ocorreu no Auditório Queiroz, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e teve como tema rede de proteção do território.

A abertura foi feita pela Coordenadora do NAAPA Santo Amaro, Ana Claudia de Paula, que passou a palavra para o Professor Carlos Antônio Vieira, Diretor Regional de Educação de Santo Amaro. A Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Linneu Prestes fez a apresentação de cada palestrante convidado.

Os participantes puderam assistir a apresentação da Professora Grabriela Grancow, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e suas alunas orientandas da iniciação científica sobre o projeto “A gestão da violência escolar e política educacional no cotidiano: efeitos das itinerâncias de cuidado do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA)”; do Doutor Eduardo Dias de Souza Ferreira, Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Capital – Setor de Interesses Difusos e Coletivos sobre o tema “Rede de Proteção Social: Práticas de Prevenção contra a Violência”; e da Professora Doutora Daniela Oliveira sobre o programa de promoção à saúde baseado em Mindfulness para o Educador, ofertado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), por meio de parceria firmada com a DRE Santo Amaro, fruto da articulação entre Divisão dos Centros Unificados e da Educação Integral (DICEU) e NAAPA.

Evento contou a com a participação de profissionais das unidades escolares da rede direta e parceira e de funcionários de diversos setores da DRE Santo Amaro, de estudantes dos projetos de Imprensa Jovem da EMEF Paulo Gonçalo dos Santos e da EMEFM Linneu Prestes, de estagiários da PUC, mestrandos e doutorandos da UNIFESP, equipes dos NAAPAS de Ipiranga, Capela do Socorro, Pirituba, São Miguel Paulista, São Mateus e Butantã. Além de profissionais da Rede de Proteção Social: CAPSIJ Cidade Ademar, UBS Vila Missionária e Campo Grande, SMSE/MA CRESER, Castelinho, Pedreira, Cidade Ademar, SPVV Casa CreSer, Cidade Ademar, NPJ Santo Amaro, Jabaquara, SEAS Santo Amaro, CREAS/SAS Cidade Ademar, Jabaquara, Santo Amaro, SMDHC Conselhos Tutelares Pedreira e Santo Amaro, CCA AME, SAICAS Casa Lar I, Helen Drexel, Santo Amaro, Dom Paulo, Pastoral da Criança (Arquidiocese de São Paulo), Guarda Civil Metropolitana, Vara da Infância de Santo Amaro, ONGs ABEPS, IMBRA, Instituto Eurofarma, Mulheres Educafro.

Confira a entrevista produzida pelos estudantes da  Imprensa Jovem no dia do evento clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673