Notícias

Diretoria Regional de Educação Santo Amaro faz parceria com Ministério Público do Estado de São Paulo

Educação e Ministério Público fazem encontro com escolas da região sobre a rede de proteção do território

Publicado em: 19/06/2019 16h20 | Atualizado em: 30/11/2020

naapasantoamaro_740x430.jpg

No dia 30 de maio de 2019, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, realizou o terceiro encontro do Grupo de Trabalho do Núcleo de Acompanhamento e Apoio à Aprendizagem (NAAPA). Ação contou com a participação do Doutor Eduardo Dias de Souza Ferreira, Promotor de Justiça da Infância e Juventude da capital e ocorreu no Auditório Queiroz, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e teve como tema rede de proteção do território.

A abertura foi feita pela Coordenadora do NAAPA Santo Amaro, Ana Claudia de Paula, que passou a palavra para o Professor Carlos Antônio Vieira, Diretor Regional de Educação de Santo Amaro. A Imprensa Jovem da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Linneu Prestes fez a apresentação de cada palestrante convidado.

Os participantes puderam assistir a apresentação da Professora Grabriela Grancow, da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), e suas alunas orientandas da iniciação científica sobre o projeto “A gestão da violência escolar e política educacional no cotidiano: efeitos das itinerâncias de cuidado do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA)”; do Doutor Eduardo Dias de Souza Ferreira, Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Capital – Setor de Interesses Difusos e Coletivos sobre o tema “Rede de Proteção Social: Práticas de Prevenção contra a Violência”; e da Professora Doutora Daniela Oliveira sobre o programa de promoção à saúde baseado em Mindfulness para o Educador, ofertado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), por meio de parceria firmada com a DRE Santo Amaro, fruto da articulação entre Divisão dos Centros Unificados e da Educação Integral (DICEU) e NAAPA.

Evento contou a com a participação de profissionais das unidades escolares da rede direta e parceira e de funcionários de diversos setores da DRE Santo Amaro, de estudantes dos projetos de Imprensa Jovem da EMEF Paulo Gonçalo dos Santos e da EMEFM Linneu Prestes, de estagiários da PUC, mestrandos e doutorandos da UNIFESP, equipes dos NAAPAS de Ipiranga, Capela do Socorro, Pirituba, São Miguel Paulista, São Mateus e Butantã. Além de profissionais da Rede de Proteção Social: CAPSIJ Cidade Ademar, UBS Vila Missionária e Campo Grande, SMSE/MA CRESER, Castelinho, Pedreira, Cidade Ademar, SPVV Casa CreSer, Cidade Ademar, NPJ Santo Amaro, Jabaquara, SEAS Santo Amaro, CREAS/SAS Cidade Ademar, Jabaquara, Santo Amaro, SMDHC Conselhos Tutelares Pedreira e Santo Amaro, CCA AME, SAICAS Casa Lar I, Helen Drexel, Santo Amaro, Dom Paulo, Pastoral da Criança (Arquidiocese de São Paulo), Guarda Civil Metropolitana, Vara da Infância de Santo Amaro, ONGs ABEPS, IMBRA, Instituto Eurofarma, Mulheres Educafro.

Confira a entrevista produzida pelos estudantes da  Imprensa Jovem no dia do evento clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
1 2 3 4 1.673