Notícias

Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias que atende crianças de até 14 anos

Para se inscrever as famílias podem ir presencialmente em qualquer unidade da Rede Municipal

Publicado em: 19/05/2026 18h24 | Atualizado em: 24/06/2026
Fotografia de um tobogã inflável do Homem Aranha com crianças escorregando.

Na capital paulista as férias ficam ainda mais divertidas com o Recreio nas Férias, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que atende bebês e crianças de 0 a 14 anos com atividades de cultura, esporte, lazer, recreação e passeios, além de refeições garantidas. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (18/05) e acontecem presencialmente em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino.

O Recreio nas Férias acontece entre os dias 13 e 17 de julho em 133 polos, sendo 63 CEUs espalhados em todas as regiões da cidade. Para bebês de até 3 anos o atendimento acontece nos Centros de Educação Infantil (CEIs) das 07h às 17h com cinco refeições diárias. Para as crianças a partir de 4 anos o horário é das 08h30 às 16h30 com café da manhã, almoço e lanche da tarde.

As inscrições seguem até o dia 01 de julho em todas as unidades educacionais da Rede Municipal e os documentos necessários são: RG do responsável, RG ou certidão de nascimento do participante e comprovante de residência. Depois dessa data as inscrições acontecem apenas nos polos CEUs. A partir de 4 anos podem se inscrever crianças que não estão matriculadas nas escolas municipais. Consulte aqui o endereço da unidade escolar mais próxima.

Essa é a 48ª edição do programa e tem como tema “Caminhos do Brincar: Entre Trilhas, Ritmos e Descobertas” com uma programação cultural, esportiva e recreativa diversificada para ampliar horizontes e repertórios. As crianças também terão a oportunidade de conhecer diversos espaços e experiências com os passeios para museus, teatros, cinemas, parques, exposições, espetáculos e entre outros. Tudo para proporcionar aos participantes o reconhecimento do território municipal e a ocupação dos espaços culturais.

O objetivo do programa é funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva em ambientes de convivência lúdica e de desafios para ajudar os bebês e crianças a ampliar o conhecimento de si e do mundo, a autonomia e a socialização. Nesta edição a expectativa do programa é atender mais de 50 mil participantes.

Recreio nas Férias em números

O Recreio nas Férias tem participação significativa em todas as regiões da cidade. Na última edição que aconteceu entre os dias 07 e 23 de janeiro foram mais de 52 mil inscritos em 133 polos e mais de 1,5 milhão de refeições servidas que reforçam o compromisso da Rede Municipal com a segurança alimentar dos estudantes mesmo no período de recesso escolar. O cardápio é sempre nutritivo e acompanhado por nutricionistas.

Na última edição também foram promovidos mais de 1.500 passeios em 125 espaços como museus, parques, estádios, bibliotecas, planetários e muito mais. Visitas ao MIS Experience, Museu do Futebol, Catavento, Biblioteca Mário de Andrade, Autódromo de Interlagos e tantos outros também fizeram parte dessa jornada.

Os passeios são planejados a partir do que realmente desperta a curiosidade das crianças. Cada roteiro considera suas diferentes formas de aprender e se expressar, valorizando o brincar, as relações, o movimento e a apropriação do território.

Fique por dentro das ações da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 5 1.674