Notícias

Neste ano cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em ação inédita na Rede Municipal de Ensino

Em 2024 o processo de municipalização começou com 25 escolas. Após um ano letivo a Secretaria Municipal de Educação realizou um levantamento para avaliar a percepção dos estudantes, profissionais e famílias sobre os serviços da rede com notas que variam de 0 a 10

Publicado em: 15/01/2025 14h05 | Atualizado em: 15/01/2025

fotografia de Pátio De Escola Municipalizada Luzia De Godoy

Em 2024 a Prefeitura de SP, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), e o Governo do Estado firmaram convênio para municipalização de 50 escolas, sendo 25 em 2024 e 25 neste ano, em uma ação inédita na cidade de São Paulo, totalizando 25.830 novos estudantes na Rede Municipal que atende mais de 1 milhão de bebês, crianças, jovens e adultos em mais de 4 mil unidades educacionais. Na última terça-feira (07) a Prefeitura de São Paulo publicou o decreto nº 64.004 com as unidades escolares municipalizadas neste ano. 

A municipalização faz parte da chamada descentralização das políticas públicas, movimento determinado pela Constituição de 1988, que reorganizou a prestação de serviços públicos entre os diversos níveis de governo. Tanto a Constituição como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determinam que a atuação neste ciclo de ensino deve ser oferecida prioritariamente pelos municípios.

Em dezembro do último ano a SME divulgou, no Balanço da Municipalização realizado com gestores das escolas, os resultados de pesquisa realizada para avaliar a percepção da comunidade escolar acerca do processo de municipalização. O levantamento foi realizado em novembro utilizando a metodologia de questionários online com o segmento escolar e amostra randomizada através do canal 156 para os pais e responsáveis. 

O objetivo foi monitorar o processo, identificar problemas potenciais e oportunidades de melhorias, além de aprimorar as ações de implementação, a tomada de decisões e enraizar a cultura da escuta ativa. O levantamento avaliou aspectos como serviços, atuação pedagógica, convivência, setor administrativo, estrutura e autovaliação dos profissionais.

Os resultados foram divulgados considerando as porcentagens do total da amostra e a média das notas que variaram de 0 a 10 em cada um dos aspectos analisados. Com relação a percepção dos pais e responsáveis a média das notas está acima de 8: sendo que o Transporte Escolar Gratuito (TEG) alcançou a maior nota com 9,46; seguido do Material Escolar e Uniforme com 9,40. Em relação ao quesito limpeza e conservação do prédio a média foi de 8,63. E a alimentação escolar foi avaliada com média de 8,62.

Na avaliação dos estudantes todas as médias dos serviços alcançaram nota superior a 9, lideradas pelo uniforme escolar com média 9,34 e material escolar com 9,26. Com relação ao pedagógico, a aprendizagem oferecida pela unidade foi avaliada com média 9,34 e a qualidade do material didático com 8,86. Cerca de 97% dos estudantes também afirmam que se sentem amparados pela gestão escolar.

Para avaliar a percepção dos profissionais participaram da amostra profissionais da Rede Municipal e os concursados da Rede Estadual que optaram por ficar nas unidades. Mais de 96% dos professores da Rede Municipal concordam que as unidades possuem condições favoráveis para ministrarem as aulas, com relação aos professores do estado esse número atingiu 87,8%. Após um ano, 97% dos professores concordam totalmente ou em partes que se sentem motivados para continuarem dando aulas na Rede Municipal. 

“Essa avaliação foi fundamental para planejarmos as ações para o próximo ano letivo. É a partir da escuta ativa de toda a comunidade escolar que vamos aprimorando constantemente a gestão democrática e participativa dessas unidades, visando sempre a garantia das aprendizagens das crianças e jovens. Neste ano são 25 novas unidades municipalizadas em um processo gradativo seguindo os princípios constitucionais”, enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Ampliação da municipalização

Para esse ano são 25 novas escolas municipalizadas garantindo todos os serviços ofertados pela Rede Municipal de Ensino como o Transporte Escolar Gratuito, Alimentação Escolar, disponibilização de créditos para compra material e uniforme escolar, materiais didáticos e repasses de verba por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF).

As unidades também seguirão o Currículo da Cidade, documento que norteia as aprendizagens essenciais para os estudantes da rede. O Currículo, alinhado às diretrizes nacionais, com orientações para o trabalho das Unidades Escolares quanto às atividades no dia-a-dia, levando em  conta  as  especificidades  de cada fase do desenvolvimento dos estudantes.

Os critérios para escolha das unidades escolares levam em conta as regiões que não possuem escolas municipais ou onde o atendimento é predominantemente da rede estadual, possibilitando a melhor organização das redes de educação e o atendimento na cidade. Já está em andamento o processo de municipalização, com orientações para os profissionais e diálogo com estudantes e comunidade escolar. 

Confira a lista das escolas municipalizadas em 2024:

EMEF Professora Adalgiza Segurado da Silveira

EMEF A Hebraica

EMEF Artur Saboia

EMEF Professora Belkice Manhaes Reis

EMEF Professora Adalgisa Moreira Pires

EMEF Camilo Castelo Branco

EMEF Cassio da Costa Vidigal

EMEF Professor Cesar Yasigi

EMEF Professora Clarina Amaral Gurgel

EMEF Padre Giorgio Gagliani Caputo

EMEF Professor João Ernesto De Souza Campos

EMEF Jose Borges Andrade

EMEF Reverendo José Borges dos Santos Júnior

EMEF Professor José Carlos Dias

EMEF Professora Julieta Terlizzi Bindo

EMEF Professor Laerte Panighel

EMEF Professora Lina da Costa Couto

EMEF Professor Luiz Cintra do Prado

EMEF Manuel Borba Gato

EMEF Marechal Deodoro

EMEF Professora Maria Paula Marcondes Domingues

EMEF Orlando Silva

EMEF Professor Osmar Bastos Conceição

EMEF Professor Reynaldo Porchat

EMEF Virgínia Valéria Aparecida de Almeida Freitas

 

Confira as escolas municipalizadas em 2025

 EMEF Professor Adolfino de Arruda Castanho

EMEF Arthur Guimarães

EMEF Professora Dalila de Andrade Costa

EMEF Professor Edson Luiz Ribeiro Luzia

EMEF Erasmo Braga

EMEF Professor Ernestino Lopes da Silva

EMEF Felícia de Rinaldis Franco

EMEF Fulvio Abramo

EMEF Professor Gerson de Moura Muzel

EMEF Professora Inês Brega Cordeiro

EMEF Jaime Cortesão

EMEF Desembargador José Cavalcanti Silva

EMEF Julio Maia

EMEF Dr. Lauro Celidônio Gomes Dos Reis

EMEF Luiza Marcelina Branca Chaib

EMEF Professora Luzia Godoy

EMEF Professora Maria José Barone Fernandes

EMEF Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha

EMEF Nipo Brasileira

EMEF Paulo Machado de Carvalho

EMEF Pio XII

EMEF Visconde de Taunay

EMEF Thomaz Rodrigues Alckmin

EMEF Professor Valentim Carra

EMEF Walter Belian

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
1 27 28 29 30 31 1.674