Notícias

DRE Guaianases promove “Seminário do Ciclo Autoral: Caminhos para a Autoria e Protagonismo”

Ação teve como objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes do 7º ao 9º ano

Publicado em: 31/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

seminario_protagonismo_dreg_740_x_430.jpg

No dia 21 de agosto, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases promoveu o “Seminário do Ciclo Autoral”, organizado pela Divisão Pedagógica (DIPED). O evento contou com a participação de alunos e professores do Ciclo Autoral.

A ação partiu da necessidade de promover a interação entre educandos do 7º ao 9º ano, etapa em que eles produzem os Trabalhos Colaborativos de Autoria (TCAs) com base nos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. Os TCAs são desenvolvidos a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social e com a formação de cidadãos mais críticos, participativos e autônomos.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. No início, houve o credenciamento e a recepção dos participantes. A abertura do Seminário foi feita com uma apresentação de alunos da oficina de dança do CEU Jambeiro.

Em seguida, foram exibidos vídeos relatando o andamento das discussões sobre os TCAs nas escolas. Alunos e professores mostraram o que está sendo construído e quais são os temas mais discutidos.

Logo depois, a Profª Camila Fernandes C. Vavassore trouxe ao palco o grupo de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Madre Joana Angélica de Jesus, que fez uma apresentação de “Carimbó”.

Posteriormente, alunos e professores da EMEF João Ribeiro de Barros, EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello e EMEF Antonio Pereira Ignácio apresentaram relatos de prática sobre os TCAs, que envolvem discussões sobre temas como: gênero, violência doméstica, diferenças étnico-raciais, doenças terminais e práticas esportivas.

Após as apresentações, o microfone foi aberto ao público para perguntas e considerações.

Para o encerramento, o Seminário contou com a participação do poeta Rodrigo Ciríaco, formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), educador, escritor e idealizador do projeto “Literatura (é) Possível”, que desde 2006 desenvolve ações de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas.

O poeta contou sobre sua vivência e envolvimento com alunos na educação pública, que são inspirações para suas obras. Em diversos momentos, Ciríaco fez questão de destacar a importância do protagonismo e da participação ativa dos estudantes no ambiente escolar.

Clique aqui para ver o álbum de fotos no Flickr da DRE Guaianases.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Alunas do CEU Parelheiros participam de aula de Afromix. No palco as professoras conduzem a aula.

CEUs oferecem aulas de dança do Afromix em sua programação

Publicado em: 11/04/2024 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Dengue Vacina

Estudantes da Rede Municipal de São Paulo poderão se vacinar contra a dengue

Publicado em: 10/04/2024 6h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra quatro pessoas adultas ao redor de uma mesa com componentes eletrônicos na aula do curso profissionalizante de auxiliar de eletricista.

Cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs estão com inscrições abertas 

Publicado em: 10/04/2024 5h12 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Ceci

Secretaria Municipal de Educação abre Consulta Pública sobre funcionamento da educação indígena

Publicado em: 10/04/2024 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra menino com capacete em um trilha com troncos de madeira suspensa.

CEUs recebem programação gratuita de Turismo de Aventura

Publicado em: 09/04/2024 6h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 27 28 29 30 31 1.465