Notícias
Academia Estudantil de Letras – AEL – será expandida para toda a Rede
Projeto valorizará a formação de leitores e escritores.
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020
Foi publicado no Diário Oficial da Cidade (DOC) do dia 15 de agosto, a portaria Nº 5.296, que institui o Projeto “Academia Estudantil de Letras – AEL” nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs); nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs); nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs) e nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) da Rede Municipal de Ensino (RME).
O Projeto oferecerá às Unidades Educacionais interessadas a possibilidade de organizar e manter em funcionamento uma Academia de Letras no âmbito da Unidade, à semelhança das Academias de Letras reconhecidas pela sociedade, com adaptações ao público estudantil em referência, pautada na integração com escritores e personalidades, a fim de promover o acesso à cultura, em um ambiente fraterno e transformador, que valorize o pensar e o sentir e estimule o gosto pela leitura.
Eventos – Para a implementação da expansão da Academia Estudantil de Letras em toda a Rede, estão previstos eventos como a apresentação do Projeto aos Supervisores Técnicos, Supervisores Escolares, Diretores das DOT-P, Diretores de Programas Especiais e Responsáveis pelos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL) das DREs, que acontecerá no próximo dia 18 de agosto e o Seminário “Expansão da Academia Estudantil de Letras para a Rede Municipal de Ensino”, no dia 26 de agosto, que terá informações divulgadas em breve.
Sobre a AEL – A Academia Estudantil de Letras (AEL) é projeto lúdico-pedagógico que desenvolve as competências leitora e escritora dos alunos, e foi idealizado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha como é conhecida, que em 2005, lecionava Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antonio Vieira, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha. Já existem 30 academias funcionando na RME.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026
Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção
Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios
Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação
LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026
Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Seminário JA destaca o papel do Conselho de Classe na tomada de decisões para o avanço das aprendizagens
Publicado em: 14/04/2026 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação