Notícias

Estudantes da Rede Municipal participam da Semana da Sustentabilidade e acompanham treino da Fórmula E

Alunos da EMEF CEU Meninos irão até o Anhembi para acompanhar os bastidores da corrida deste sábado (25)

Publicado em: 23/03/2023 18h25 | Atualizado em: 24/03/2023
Imagem mostra palco com telão e imagem projetada onde se lê "Semana da Sustentabilidade". Jovem com uma faixa fala ao púlpito.

Estudantes da EMEF CEU Meninos participaram nesta quinta-feira (23), das 10h às 12h, do último painel da Semana da Sustentabilidade, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, no CEU Meninos. Durante o encontro para abordar os desafios da sustentabilidade na cidade, cerca de 130 alunos do ensino fundamental 2, poderão fazer perguntas para os palestrantes e se aprofundar na temática.

O painel encerra uma série de quatro eventos realizados durante a semana nos CEUs Jaguaré, Jaçanã e Água Azul. As palestras abordaram temas como carbono zero, smart cities e mobilidade sustentável.

Dando continuidade à programação, na sexta-feira (24) os estudantes irão até o Complexo Anhembi, para acompanhar o treino do E-Prix, corrida da Fórmula E, que ocorre com carros 100% elétricos, e será realizada pela primeira vez em São Paulo. Os alunos terão oportunidade de ir até os boxes para conhecer e conversar com os pilotos.

“É importante que os nossos estudantes tenham acesso aos diversos tipos de experiências e informações relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. São ações que contribuem para as aprendizagens e auxiliam na formação de cidadãos conscientes”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

A corrida será no sábado (25) e os estudantes da Rede Municipal que serão sorteados poderão acompanhar o evento junto com os seus responsáveis.

A secretária municipal de Relações Internacionais ressalta a importante missão da Prefeitura de São Paulo quanto a sustentabilidade. “Estamos em plena organização da Segunda Virada ODS, marcada para os dias 16, 17 e 18 de junho, na Praça das Artes e com shows no Vale do Anhangabaú.
No ano passado, fizemos desse evento o maior do mundo relacionado à Agenda 2030. Este ano, faremos uma Virada ainda maior. Uma das missões da Gestão do Prefeito Ricardo Nunes é cumprir à Agenda 2030 em sua totalidade”, afirma Marta Suplicy.

Ações de Sustentabilidade e Educação Ambiental na rede

A Educação Ambiental é política pública da Secretaria Municipal de Educação e tem como finalidade articular suas ações com o Currículo da Cidade numa perspectiva interdisciplinar, destacando os ODS e a Matriz de Saberes, a fim de potencializar as formações continuadas da rede para que, de forma colaborativa, as discussões socioambientais cheguem às escolas.

A rede entende três conceitos como os norteadores das questões ambientais: currículo, espaço educador e gerenciamento participativo. Nesta perspectiva, em diálogo com outras secretarias municipais e em consonância com ações de interesse coletivo local e global em relação às questões ambientais, o núcleo de educação ambiental intenciona a efetivação de Escolas Sustentáveis, conceito moderno que reconhece o atende à perspectiva de uma educação integral, equitativa e inclusiva e que reconhece o meio ambiente como objeto de transformação.

Com ações que valorizam o consumo eficiente, anualmente, nos 58 CEUs da cidade acontece a Virada Sustentável em parceria com o Instituto Virada Sustentável. Durante o ano em alguns CEUs ocorrem hortas comunitárias, coleta de óleo de cozinha, parque sonoro com materiais recicláveis e entrega de sabão.

A SME em parceria com a ONG Formigas-de-Embaúba promove educação ambiental através da ação de plantio de mini florestas da Mata Atlântica em unidades educacionais e unidades de CEUs da capital.

Outro exemplo é a EMEF Philó Gonçalves dos Santos, cujo projeto Eco Trilhas, que são roteiros construídos com material reciclável, servem tanto para os estudantes aprenderem mais sobre ecossistema, quanto para praticar atividades físicas associadas à contemplação e convívio com o meio ambiente.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
1 27 28 29 30 31 1.674