Notícias
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro caderno da série Diálogos com NAAPA
Coleção com cinco cadernos promove reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia
Publicado em: 16/04/2021 7h26 | Atualizado em: 26/04/2021
A partir de hoje (16), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lança o primeiro caderno da série Diálogos com o NAAPA. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar.
Os cadernos possuem um formato curto e serão disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa. O primeiro volume Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações possui 24 páginas. Nele, são abordados a temática da ansiedade e do medo como sentimentos que foram destacados ao longo dos diálogos estabelecidos entre as equipes do NAAPA e a rede.
Acesse o Volume 1 – Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações
Para a equipe do NAAPA, discutir a respeito dos impactos emocionais advindos da pandemia, bem como apresentar estratégias pedagógicas, mediadas pela arte, para ressignificar os desafios impostos pela escola neste momento é o eixo deste material.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:
Volume 2
A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições
Volume 3
Vulnerabilidade e Educação
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Apresentação do Volume 1
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
A ansiedade, o medo, a insegurança e a incerteza passaram a ser, mais do que temas, sentimentos que penetraram a vida de todos, impactados com o surgimento da pandemia. Por isso, a nossa escuta transformou-se no texto que compõe o primeiro volume da série.
Para além de definir ansiedade e os sintomas que ela apresenta, este volume busca refletir sobre formas de dialogar com os estudantes, de nomear os sentimentos, bem como de convidá-los a expressarem o incômodo que sentem ou sentiram, se assim o desejarem, causado pelo afastamento da escola, dos amigos, dos professores, contribuindo para o debate e a reflexão que a escola fará ao longo deste ano sobre a redescoberta do espaço educacional.
O volume 1 Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações busca estabelecer possibilidades de superação, de diálogo com o outro, em busca de formação de coletivos que encontrem e reconheçam modos de viver e sobreviver em tempos de pandemia, criando espaços para expressar e nomear o sentido, ressignificando-o.
A Arte pode promover experiências intensas, permitindo a cada um acessar os sentimentos e reconhecê-los, criando espaços para expressá-los, ressignificando-os. Construirmos a consciência da força que um coletivo tem passa por um longo processo que considere as ações que podemos desenvolver, mesmo em tempos de pandemia.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Relacionadas
Mais de 100 agências dos Correios são postos de retirada do Programa Leve Leite da Prefeitura de São Paulo
Publicado em: 25/06/2024 9h16 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo está distribuindo mais de 375 mil cestas básicas para as famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares
Publicado em: 24/06/2024 1h12 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove a sua 10ª Jornada Pedagógica para Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 24/06/2024 12h26 - em Educação Infantil
Prefeitura assina Declaração de Utilidade Pública para implementação de CEU na Vila Nova Cachoeirinha
Publicado em: 21/06/2024 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação
Vencedores do Projeto Estudantes em Ação passam dia com prefeito e visitam Edifício Matarazzo
Publicado em: 21/06/2024 4h50 - em Secretaria Municipal de Educação