Notícias

Prefeitura inaugura CEMEI com dispositivos que reduzem despesas com água e luz

Nova unidade educacional combina inovação e sustentabilidade, garantindo economia e conforto para crianças da Educação Infantil

Publicado em: 04/09/2025 15h14 | Atualizado em: 04/09/2025
Whatsapp Image 2025 09 04 At 13.02.46 (5)

Unindo sustentabilidade, arquitetura moderna e otimização de recursos públicos, a Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quinta-feira (04/08) o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Pedro Kassab, localizado no Jardim Dom José, zona sul, que conta com dispositivos sustentáveis que garantem uma economia de quase 50% com energia e 30% no consumo de água.

Com o sistema fotovoltaico a economia mensal é de 49,4%, o que representa aproximadamente R$ 2.321,86 de redução na conta do mês. Além da eficiência energética, a unidade conta com sistema de reuso de água para aproveitamento de águas pluviais para bacias sanitárias e limpeza de áreas externas e dispositivos de redução de consumo em torneiras e vasos sanitários, garantindo uma economia de 30% no consumo mensal.

Toda a infraestrutura do CEMEI foi pensada de acordo com as normas de acessibilidade para atender toda a comunidade escolar com conforto e segurança. O prédio conta com dois pavimentos com brinquedoteca, playground, parque, cozinha, secretaria, salas amplas, totalizando mais de R$ 11 milhões em investimentos.

Os espaços foram pensados para garantir conforto térmico e acústico com telhas metálicas termoacústicas e brises solares em fachadas e varandas para controle da incidência solar. No terreno já havia antes um CEI, que deu lugar a CEMEI Pedro Kassab justamente por oferecer infraestrutura moderna e sustentável.

A unidade tem capacidade para atender cerca de 139 bebês e crianças de 0 a 5 anos em período integral, com funcionamento das 07h às 17h, com refeições nutritivas e vivências orientadas pelo “Currículo da Cidade – Educação Infantil”. O documento traz diretrizes quanto às atividades e experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

Esta é a 42ª unidade educacional inaugurada desde 2023 em todas as regiões da cidade, sendo 25 Centros de Educação Infantil (CEIs), 3 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 8 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 3 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUs) — Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão. Somente neste ano foram 14 novas unidades.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, destaca que a entrega reforça o compromisso da Rede Municipal em garantir o acesso à Educação Infantil. “E pelo quinto ano consecutivo a cidade de São Paulo mantém a fila de creche zerada garantindo atendimento para todas as famílias cadastradas. Nossos bebês e crianças são atendidos em prédio modernos como esse que priorizam o conforto e o bem-estar e garantem todos os estímulos necessários para o pleno desenvolvimento”, destacou.

Homenagem

O nome do CEMEI carrega o legado de compromisso com a saúde e educação de Pedro Salomão José Kassab (1930–2009), médico formado pela USP, professor e gestor educacional. Dedicou mais de cinco décadas à direção do Liceu Pasteur, onde promoveu qualidade e inovação no ensino, e presidiu o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, defendendo o fortalecimento da educação pública. Ele é pai de Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo.

Pedro recebeu honrarias internacionais, como a Legião de Honra concedida pelo governo francês, em reconhecimento à sua contribuição para a educação. Na área médica, destacou-se como presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) por seis mandatos consecutivos e foi o primeiro brasileiro a presidir a Associação Médica Mundial.

O homenageado atuou em organismos internacionais e colaborou como jornalista especializado em ciência e saúde. Morreu em setembro de 2009, deixando uma trajetória de dedicação ao serviço público e ao desenvolvimento social que inspira as novas gerações.

Padrões sustentáveis das novas unidades

O foco em sustentabilidade e economia é uma característica das novas unidades inauguradas. Nas EMEIs Jô Soares, Cora Coralina e Gilberto Dimenstein, entregues este ano, a instalação do sistema fotovoltaico composto por 28 módulos gerará uma economia de 56% em energia, equivalente a um valor de R$ 1.571,13 no desconto da fatura mensal. Antes dessa inovação, a despesa média era de R$ 2,8 mil.

Com uma estética contemporânea e inovadora, as recentes unidades educacionais entregues no município priorizam o conforto e o bem-estar dos estudantes, oferecendo áreas de recreação espaçosas e ambientes arejados. Esses projetos seguem o Padrão EDIF 2019 da Prefeitura de São Paulo, um modelo de construção que visa garantir a excelência e a eficiência, resultando em espaços de aprendizado sofisticados e práticos.

A arquitetura dos novos prédios cria um ambiente luminoso e ventilado, com grandes janelas que maximizam a entrada de luz natural.

Confira mais imagens da inauguração

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo em tons de roxo com o texto

Projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação estão na semifinal do Premia Sampa 2026

Publicado em: 15/04/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do programa Podconversar e nome do projeto Adolescencia em Pauta com elementos como lapís em cores laranja, vermelho e microfone na cor azul com fundo branco e faixas laranja

Novo episódio do podcast “Adolescências em Pauta” traz debate sobre HPV e prevenção

Publicado em: 15/04/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

A imagem apresenta uma palestra ou painel de discussão ocorrendo em um auditório. Dois palestrantes estão sentados em poltronas vermelhas de couro à frente de um palco. À direita, uma mulher de cabelos castanhos curtos e cacheados, usando óculos de armação escura e uma jaqueta laranja com estampa floral colorida, fala ao microfone. À esquerda, um homem com barba e óculos, vestindo uma camisa azul escura e calça jeans, observa a colega enquanto segura um objeto. Uma grande tela de projeção exibe um slide com fundo roxo e azul, decorado com linhas conectadas que lembram uma rede neural ou digital. No centro da tela, lê-se o título:

Entre Redes fortalece aprendizagens na SME com troca de experiências entre municípios 

Publicado em: 15/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro pessoas em pé sobre um palco de madeira, em um auditório, durante um evento. Uma delas segura um microfone e parece estar falando ao público, enquanto as demais estão ao lado, sorrindo. Todas vestem camisetas escuras com identificação do evento. Ao fundo, há uma tela de projeção exibindo a palavra “OBRIGADO” acompanhada de ilustrações coloridas. Na parte inferior da imagem, é possível ver parte da plateia sentada, assistindo à apresentação. O ambiente é escuro, com iluminação direcionada ao palco, sugerindo o encerramento ou agradecimento de uma atividade.

LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026 

Publicado em: 14/04/2026 6h34 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem mostra uma mulher adulta em pé, em um ambiente interno, durante uma apresentação. Ela segura um microfone com uma das mãos e gesticula com a outra, demonstrando postura de fala e condução. Veste blusa preta sem mangas e calça clara, além de usar óculos. À sua frente, há pessoas sentadas, vistas de costas, que acompanham a apresentação com atenção. O ambiente é claro, com paredes neutras, sugerindo um espaço de formação, palestra ou seminário.
1 27 28 29 30 31 1.674