Notícias

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”

Encontro discutiu as pautas para o primeiro semestre de 2016

Publicado em: 28/03/2016 14h31 | Atualizado em: 30/11/2020

caps_01_740_x_430.jpg

No dia 07 de março, cerca de 80 funcionários da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), participaram do primeiro encontro do ciclo de palestras “Novas Reflexões: do campo à mesa”, oferecidas pela Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP). O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Mario de Andrade e contou com a apresentação da nova comissão.

Na abertura, após uma homenagem aos membros do CAP – Biênio 2014 e 2015 – aconteceram as falas de Luiz Armando Bagolin, diretor da Biblioteca Mário de Andrade e da coordenadora da CODAE, Claudia Lopes Macedo.

O encontro teve como convidada a artista plástica e contadora de histórias Stela Barbieri. A educadora instigou os profissionais a refletir sobre os sentidos e valores da alimentação e o papel de cada um para que crianças e comunidade se alimentem melhor. Stela contou histórias como a da “A menina dos feijões suculentos”, que mostra como a alimentação reúne pessoas e reforça os laços, mostrando que através da união podemos fazer uma alimentação rica e desfrutar de momentos de alegria e bem estar. Em seguida, foi aberto um espaço em que os participantes compartilhassem memórias que os alimentos remetiam em suas vidas.

Após o intervalo, divididos em grupos, os participantes discutiram os temas que serão abordados em todos os encontros deste semestre entre eles o Ano Internacional das Leguminosas (FAO/ONU); informações sobre a produção e o consumo de carne; liderança de equipes; e experiências em Alimentação Escolar. Os participantes receberam materiais que provocavam a discussão e reflexão sobre o impacto de cada um dos temas no programa de alimentação escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra quatro crianças reunidas em torno de uma mesa branca, utilizando tablets. Elas estão inclinadas para frente, concentradas nas telas, interagindo com um aplicativo colorido que apresenta elementos gráficos e personagens. As crianças vestem camisetas claras e utilizam as mãos para tocar e arrastar itens nos dispositivos. O ambiente é simples e bem iluminado, sugerindo um contexto escolar ou de atividade educativa com uso de tecnologia.

Cultura popular e tecnologia transformam aprendizagens em escola

Publicado em: 15/04/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 26 27 28 29 30 1.674