Notícias

II Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino

Disputas acontecerão nos dias 20 e 21 de setembro

Publicado em: 22/08/2017 13h48 | Atualizado em: 30/11/2020

II_festival_mancala_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) comunica a realização do II Festival de Mancala Awelé da Rede Municipal de Ensino, que tem como objetivo destacar a importância de se utilizar o jogo Mancala Awelé como recurso de ensino nas diversas áreas do conhecimento, por meio da interdisciplinariedade, dando enfoque aos aspectos culturais e filosóficos em sua origem africana e promover atividades de caráter educacional, cultural, social e esportivo com os alunos, ampliando o tempo de permanência do estudante na escola.

O torneio é voltado aos alunos matriculados em alguma Unidade Escolar (UE) da Rede Municipal de Ensino. Eles serão divididos em quatro categorias: Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Interdisciplinar (4º, 5º e 6º anos de Ensino Fundamental), Ciclo Autoral (7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Jovens e Adultos (Ensino Médio e CIEJAs).

Estudantes dos Ciclos de Alfabetização e Autoral competem no dia 20 de setembro, quarta-feira. Os alunos do Ciclo Interdisciplinar e os Jovens e Adultos disputam no dia 21 de setembro, quinta-feira.

As inscrições devem ser feitas pelo professor responsável pelo projeto de cada UE, e devem ser encaminhadas com os dados solicitados em planilha Excel, em modelo fornecido pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral da SME, via e-mail para sua respectiva Diretoria Regional de Educação (DRE), Divisão dos CEUs e da Educação Integral – DICEU, até o dia 31 de agosto. Cada DRE poderá inscrever 60 jogadores, sendo a participação de 30 jogadores no dia 20 e outros 30 no dia 21.

Para mais informações acesse o COMUNICADO Nº 652, DE 10 DE AGOSTO DE 2017 na página 32 do DOC.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de bailarinas dançando no palco. Elas aparecem dos ombros para baixo.

Mês da dança e da literatura: CEUs recebem programação cultural gratuita para todas as idades 

Publicado em: 24/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de bonecos negros sobre panos cercados de livros e instrumentos musicas disposto da aárea externa da escola. Espaço possui grama verde e árvores.

Escola desenvolve projeto pedagógico com foco no enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 24/04/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Educação Financeira

Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente 

Publicado em: 23/04/2026 4h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de duas meninas de costas para a câmera fotográfica e olhando para a tela de um computador.

SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs

Publicado em: 23/04/2026 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto “Fala, Josué: Imprensa Jovem e segurança alimentar”

Escola da zona oeste de SP desenvolve projeto integrado de combate à fome e promoção da segurança alimentar

Publicado em: 23/04/2026 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 24 25 26 27 28 1.674