Notícias

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Encontro abordou protocolo da rede municipal e fortaleceu o protagonismo estudantil nas ações antirracistas nas escolas

Publicado em: 06/05/2026 11h46 | Atualizado em: 07/05/2026

Gremios Estudantis A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira (6), a formação online voltada aos Grêmios Estudantis e seus orientadores sobre o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação. A atividade teve como objetivo fortalecer o protagonismo estudantil e ampliar o conhecimento sobre o documento, incentivando sua implementação nas unidades educacionais. 

A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e fica disponível para assistir posteriormente.

Elaborado para orientar toda a rede municipal, o protocolo reúne diretrizes sobre como prevenir, reconhecer e agir diante de situações de racismo e xenofobia nos espaços educacionais, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, inclusão e equidade. 

Durante a formação, foram apresentados os principais pontos do documento, com foco no papel dos estudantes como agentes de transformação. A iniciativa também buscou ampliar o conhecimento dos Grêmios Estudantis sobre o tema e fortalecer sua atuação como protagonistas e multiplicadores de práticas antirracistas nas escolas. 

Nesse contexto, a Secretaria orienta que o conteúdo do protocolo seja incorporado ao plano de trabalho dos Grêmios Estudantis e amplamente divulgado nas unidades educacionais, promovendo reflexão e ações concretas junto à comunidade escolar. 

A participação das equipes e dos estudantes é considerada fundamental para fortalecer, de forma coletiva, uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o enfrentamento de todas as formas de discriminação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educação Financeira

Projeto de Educação Financeira ensina estudantes noções de investimentos e consumo consciente 

Publicado em: 23/04/2026 4h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de duas meninas de costas para a câmera fotográfica e olhando para a tela de um computador.

SME promove live sobre o Dia Internacional das Meninas nas TICs

Publicado em: 23/04/2026 2h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto “Fala, Josué: Imprensa Jovem e segurança alimentar”

Escola da zona oeste de SP desenvolve projeto integrado de combate à fome e promoção da segurança alimentar

Publicado em: 23/04/2026 2h07 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Cursinho Pré Vestibulinho

Estão abertas as inscrições para o vestibulinho da ETEC 2º Semestre de 2026 

Publicado em: 22/04/2026 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo branco e bordas orgânicas em lilás e o texto

SME realiza live de apresentação do Estatuto do Conselho e Grêmio Mirim

Publicado em: 22/04/2026 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 24 25 26 27 28 1.673