Notícias

Agosto Dourado: ações de incentivo ao aleitamento na rede municipal de SP; assista ao vídeo

Campanha “CEI Amigo do Peito”, por exemplo, reconhece unidades que apoiam amamentação nos centros

Publicado em: 24/08/2021 14h49 | Atualizado em: 25/08/2021

 

“Eu acho importante amamentar porque tem bastante nutrientes e também tem o vínculo com o filho”, comenta Geysa Renata Querino, mãe do pequeno Arthur, de 8 meses, que frequenta o CEI Transformando Vidas, na Diretoria Regional de Educação do Ipiranga. No mês dedicado a ações que incentivam o aleitamento materno (Agosto Dourado), destacamos a importância das iniciativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Assim como fornecer alimento às crianças, a possibilidade da amamentação nos CEIs da rede proporcionam acolhimento e segurança para as mães, que podem continuar mais perto dos filhos. É o caso da Sthefania Rodrigues, mãe da Helena, de 5 meses. “Fiquei sabendo que poderia amamentar ela aqui na escola, então vai ser mais fácil”, comenta ela, que pretende oferecer o leite materno pelo menos até o primeiro ano de vida da filha.

Além delas, a nutricionista que integra o Grupo de Trabalho sobre Aleitamento Materno da Coordenadoria de Alimentação Escolar, Valéria Roma de Freitas, também fala sobre os benefícios da ação, inclusive para as mães que precisam deixar o leite materno para ser oferecido aos pequenos ao longo do dia. “As mulheres que não tiverem disponibilidade de vir até o CEI podem trazer o leite congelado, em frascos próprios. Esse leite vai ser oferecido para a criança durante o tempo que ele estiver na unidade”, complementou.

Vale ressaltar que todos os CEIs podem receber as mães para amamentação, tanto em locais definidos pela unidade quanto em espaços escolhidos pelas próprias mulheres.

Campanha CEI Amigo do Peito

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desenvolve a Campanha “CEI Amigo do Peito”. Esta ação educativa incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Para saber mais, acesse a página CEI Amigo do Peito.

Na última edição, 280 unidades foram reconhecidas com o selo da campanha. Até o final de 2021, novos CEIs também serão certificados pela iniciativa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Game Jam
Fotografia de dois estudantes segurando certificado de homenagem de aprovação nas ETCS. Ao fundo, diversas pessoas sentadas nas poltronas do auditório.

Educavest: Estudantes aprovados nas ETECs ganham homenagem

Publicado em: 25/04/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com montagem de três fotografias de alunos em aula prática de barbearia. Em cada uma das três fotos, os participantes estão cortando o cabelo dos voluntários.

Projeto de barbearia no CEU Vila do Sol revela talentos e incentiva o empreendedorismo

Publicado em: 24/04/2026 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo azul e o texto
Grupo de estudantes segurando tacos e uma bandeira escrito IBF. Eles estão acompanhados de adultos.

EMEF João Ribeiro de Barros realiza evento esportivo “Caravana Floorball na minha escola”

Publicado em: 24/04/2026 2h58 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 23 24 25 26 27 1.674