Notícias
Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo
Estudantes de licenciaturas podem se candidatar para as vagas de estágio; remuneração, com auxílios, chega a R$ 2.039,85.
Publicado em: 02/12/2022 12h18 | Atualizado em: 02/12/2022
No dia 29 de outubro aconteceu a 11ª edição do concurso “Melhores Práticas de Estágio na PMSP”, promovido pela Secretaria Municipal de Gestão em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. Seu objetivo é incentivar a participação dos estagiários no desenvolvimento de políticas públicas praticadas pela administração pública e difundir as propostas inovadoras e a contribuição dos estagiários por meio dos projetos vencedores.
Uma estagiária do programa Aprender sem Limites, da Secretaria Municipal de Educação (SME) foi uma das finalistas do concurso. Erika Araujo Garcia, de 40 anos, é estudante de Pedagogia da UNIVESP e faz estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Centro Educacional Unificado (CEU) Alto Alegre, na DRE São Mateus. Seu projeto utiliza a metodologia ativa com estudantes com deficiências, autismo, TDG e TEA.
Nas aulas, a estagiária Érika trabalha com cartazes, lapbooks, maquetes e apresentações em vídeo. O foco principal desse projeto é a integração além da inclusão. As atividades são com os temas trabalhados na sala, pré-aprovadas pelos professores regentes de cada área, porém são trabalhados de forma interdisciplinar.
Estágio na Rede Municipal
A SME oferece a oportunidade para cerca de 6 mil estudantes fazerem estágio remunerado em escolas municipais. As vagas são para estudantes que cursam do 2º até o penúltimo semestre de graduação nos cursos de Pedagogia, e licenciaturas como Letras, Matemática, Geografia, História, Educação Física, Inglês, Ciências, Artes e Educação Especial. A remuneração, com auxílios, chega a R$ 2.039,85.
Os estudantes contratados poderão atuar em um dos dois programas: Parceiros da Aprendizagem ou Aprender Sem Limites. No primeiro, o estagiário auxiliará os professores que atuam nas salas do Ciclo de Alfabetização, já no segundo, o universitário auxiliará em turmas em que há estudantes com deficiências e/ou transtornos do espectro autista. A carga horária é de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. É possível escolher vagas para o turno da manhã ou da tarde.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Rede municipal de São Paulo supera MEC na meta de alfabetização e comemora o 6º ano consecutivo sem fila de creche
Publicado em: 28/04/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME reforça participação no Curso de Ética no Serviço Público para servidores da rede
Publicado em: 27/04/2026 6h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto Mini Cidade chega no CEU Heliópolis com ações de educação no trânsito para crianças de toda a comunidade
Publicado em: 27/04/2026 6h10 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Desafio de criação de jogos “Game JAM 2026” terá live de lançamento para professores e estudantes
Publicado em: 27/04/2026 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação
Educavest: Estudantes aprovados nas ETECs ganham homenagem
Publicado em: 25/04/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação