Notícias

CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade

Evento ofereceu serviços gratuitos de saúde, emprego, educação, moradia e meio ambiente.

Publicado em: 02/07/2025 13h45 | Atualizado em: 02/07/2025

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Campos, da DRE São Miguel, localizado no bairro Jardim Campos, em Itaim Paulista, zona leste da cidade de São Paulo, promoveu dia 5 de junho de 2025, uma Ação Solidária voltada para toda a comunidade local. O evento foi realizado das 9h às 15h, com atividades externas nas ruas Antônio de Rodovalho, Manuel Castro e Mendonça e Rua Rio Araranga.

A ação faz parte do projeto “A educação para além dos muros da escola”, que tem como objetivo levar informação, serviços públicos e apoio social para fora do espaço escolar, envolvendo famílias, crianças, educadores e moradores do entorno. A proposta é mostrar que a escola pode ser um espaço de integração com a comunidade, promovendo direitos e qualidade de vida para todos.

Um dos principais destaques da programação foi o atendimento do CATE Móvel da SMDDET, que fez cadastro para vagas de emprego. Essa é foi excelente oportunidade para pessoas desempregadas ou em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. O serviço é gratuito e acessível a todos.

Outro serviço importante foi a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, oferecidos pelo CTA Sergio Arouca. A ação tem como objetivo cuidar da saúde da população com exames rápidos, sigilosos e gratuitos, que ajudam na prevenção e no tratamento dos mais diversos tipos de doenças.

A Subprefeitura do Itaim Paulista também estave presente com o serviço de cadastro para programas de habitação. As famílias interessadas em conquistar a casa própria receberam orientações para a realização de cadastro.

As famílias com crianças pequenas também puderam realizaram o cadastro para vagas na Educação Infantil, diretamente com o CEI Jardim Campos, com apoio da UBS Jardim Campos/SMS. Facilitando o acesso à educação desde os primeiros anos de vida.

A ação ainda contou com uma mesa de atendimento para animais sinantrópicos, ou seja, animais silvestres que se adaptaram a viver e se reproduzir próximos ou em áreas habitadas por humanos, apesar de não serem domesticados. Incluindo a disponibilidade de 100 doses da vacina antirrábica, fornecidas pela UVIS Ambiental Itaim Paulista. Os donos de animais de estimação também receberam orientações sobre posse responsável.

Além disso, a população foi orientada sobre prevenção à dengue, com dicas práticas para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Houve ainda vacinação e atualização do DVA (Documento de Vacinação Animal) e um ponto para coleta de medicamentos vencidos, que devem ser descartados corretamente.

Para contribuir com o cuidado ambiental, fizeram a limpeza da calçada na margem do rio, sob coordenação da Subprefeitura de Itaim Paulista, além do plantio de 27 mudas de árvores nativas, realizado pela SVMA (Secretaria do Verde e Meio Ambiente) em parceria com os estudantes da EMEF Antonia e EMEF Artur Begbie. O objetivo foi valorizar o espaço público e estimular a preservação do meio ambiente.

Destaque também para a participação Imprensa Jovem da escola EMEF Antonia e Artur Begbie, que fez todo o registro e divulgação da ação. Os estudantes fizeram a cobertura jornalística do evento e aprenderam, na prática, como informar e dialogar com a comunidade.

Essa iniciativa reforçou o compromisso da escola pública com a formação cidadã. Ao promover o acesso a políticas públicas, o CEI Jardim Campos mostrou que educar vai além da sala de aula. Envolvendo cuidar, orientar, acolher e construir, junto com a comunidade, um futuro melhor para todos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Alunas do CEU Parelheiros participam de aula de Afromix. No palco as professoras conduzem a aula.

CEUs oferecem aulas de dança do Afromix em sua programação

Publicado em: 11/04/2024 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Dengue Vacina

Estudantes da Rede Municipal de São Paulo poderão se vacinar contra a dengue

Publicado em: 10/04/2024 6h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra quatro pessoas adultas ao redor de uma mesa com componentes eletrônicos na aula do curso profissionalizante de auxiliar de eletricista.

Cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs estão com inscrições abertas 

Publicado em: 10/04/2024 5h12 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Ceci

Secretaria Municipal de Educação abre Consulta Pública sobre funcionamento da educação indígena

Publicado em: 10/04/2024 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra menino com capacete em um trilha com troncos de madeira suspensa.

CEUs recebem programação gratuita de Turismo de Aventura

Publicado em: 09/04/2024 6h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 235 236 237 238 239 1.673