Notícias

Secretaria Municipal de Educação entrega CEI Ruth Vidal da Silva Martins com capacidade para atender mais de 200 bebês e crianças

Unidade fica localizada no Residencial Ponte dos Remédios na zona oeste da capital paulista

Publicado em: 29/10/2024 17h02 | Atualizado em: 14/08/2024
Fotografia mostra ambiente com cinco crianças explorando o espaço. No chão, há brinquedos espalhados e há uma mulher ajoelhada junto com as crianças.

Nesta quarta-feira (14) foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Educação o Centro de Educação Infantil (CEI) Ruth Vidal, localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, que tem capacidade para atender cerca de 200 bebês e crianças de 0 a 3 anos em período integral das 07h às 17h, 

O espaço possui 03 salas para Berçário e 06 salas para Mini Grupo. A unidade é a 26ª entregue desde o último ano, sendo 21 Centros de Educação Infantil (CEIs), 4 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Dalmo de Abreu Dallari, que atende crianças de 0 a 5 anos. Até o final do ano serão 45 unidades educacionais entregues. 

Pelo quarto ano consecutivo a cidade de São Paulo não tem fila para creches graças às parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.

Serão cinco refeições diárias servidas para os bebês e crianças matriculadas. Para o trabalho pedagógico a unidade vai seguir os conceitos do “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, um documento que traz diretrizes quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

“Essa é mais uma unidade em que nossos bebês, crianças, famílias e toda a comunidade escolar irão escrever uma história brilhante com muitos aprendizados. Um espaço com infraestrutura completa e profissionais capacitados para o desenvolvimento nessa importante fase da infância”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.  

 

Homenagem 

O nome da é uma homenagem a Ruth Vidal da Silva Martins, nascida em Monte Mor, São Paulo, uma mulher inspiradora que, por meio de suas ações e trabalho, impactou a vida de milhares de pessoas, incluindo seu papel fundamental para o desenvolvimento da Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU). 

Comandou programa semanal de entrevistas na Rede Vida sobre cultura e atualidades, no intuito de ajudar a formar critérios sólidos em questões envolvendo valores morais e humanos, para promover a reflexão na sociedade, promovido pela Associação de Cultura & Atualidade. 

Ruth se formou em Direito pela USP na turma de 1958 e casou-se com o jurista Ives Gandra da Silva Martins no mesmo ano, com quem teve 6 filhos. Faleceu em 2021 aos 86 anos. Deixa um legado de amor pela família e pelas causas sociais. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685